Setembro Amarelo: Colatina reforça ações de cuidado com a saúde mental e amplia atendimento social
No mês dedicado à prevenção ao suicídio e valorização da vida, a Prefeitura de Colatina intensifica as iniciativas voltadas à saúde mental e ao cuidado com a população em situação de vulnerabilidade. Nesta semana, a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), uma ação educativa sobre prevenção ao suicídio e sinais de alerta.
A atividade contou com a participação de psicólogos, educadores e estagiários do curso de Psicologia do Unesc, que destacaram os principais sinais de alerta que indicam a necessidade de buscar ajuda. Uma dinâmica em grupo, baseada em histórias fictícias, estimulou a reflexão e o diálogo, criando um espaço de escuta, acolhimento e apoio.
"O Setembro Amarelo nos lembra da importância de falar sobre saúde mental com seriedade e acolhimento. Mais do que uma campanha, trata-se de um compromisso diário. No Centro Pop, buscamos não apenas conscientizar, mas oferecer um espaço seguro, onde cada pessoa se sinta valorizada. Nosso objetivo é transformar a reflexão em ações que façam diferença real na vida de quem mais precisa", destacou a secretária de Assistência Social, Michela Penitente.
Ações ampliadas nas ruas
As atividades do Setembro Amarelo se somam ao trabalho cotidiano do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS). De janeiro a agosto de 2025, foram realizadas 710 abordagens a pessoas em situação de rua, número superior às 520 registradas no mesmo período de 2024. O aumento reflete a ampliação das rotas, o reforço das equipes e a integração com áreas como saúde e segurança pública.
Nessas abordagens, assistentes sociais e educadores sociais oferecem escuta qualificada, orientação e encaminhamentos que incluem acolhimento institucional, atendimento no Centro Pop, acesso a serviços de saúde, emissão de documentos e, quando necessário, passagens para retorno ao município de origem ou reencontro com familiares.
"O cuidado com as pessoas é a essência da nossa gestão. Ampliar as ações do Centro Pop e das equipes de abordagem social é investir em humanidade, saúde e inclusão. O Setembro Amarelo reforça que falar sobre saúde mental é fundamental, mas também nos lembra que é preciso transformar esse diálogo em ações concretas, capazes de salvar vidas e resgatar a esperança", afirmou o prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos.
Informações à Imprensa:
Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social
(27) 3177.7000
imprensa@colatina.es.gov.br

Postar um comentário