Bolsonaro é preso preventivamente em Brasília neste sábado (22)


A Polícia Federal informou que cumpriu um mandado de prisão preventiva em cumprimento a decisão do STF

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado (22) em Brasília. A Polícia Federal informou, por meio de nota oficial, que cumpriu um mandado de prisão preventiva expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).


A decisão ocorre um dia após uma série de movimentações envolvendo aliados e a defesa do ex-presidente.


Na noite de sexta-feira (21), o senador Flávio Bolsonaro (PL) convocou pelas redes sociais uma vigília de orações próximo à residência onde o ex-presidente cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto.


Também na sexta-feira, os advogados de Bolsonaro protocolaram no STF um pedido ao ministro Alexandre de Moraes para que fosse concedida prisão domiciliar humanitária, sob a justificativa de que o ex-presidente possui doenças permanentes e necessita de “acompanhamento médico intenso”. A defesa argumentou que Bolsonaro não deveria ser transferido para o presídio da Papuda, em Brasília.


Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão na ação penal referente ao Núcleo 1 da trama golpista, processo que também envolve outros acusados. As penas dos réus podem começar a ser executadas nas próximas semanas.


O ex-presidente está em prisão domiciliar desde agosto devido ao descumprimento de medidas cautelares impostas pelo STF. Entre elas, o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica, proibição de acessar embaixadas e consulados, restrição de contato com autoridades estrangeiras e impedimento de utilizar redes sociais, direta ou indiretamente, inclusive por meio de terceiros.


Novas informações devem ser divulgadas pela Polícia Federal e pelo STF ao longo do dia.

Postar um comentário

Postar um comentário