CIDADES

Colatina avança no atendimento à população em situação de rua e conquista resultado acima da média nacional


A Prefeitura de Colatina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), tem intensificado as ações de acolhimento e reinserção social das pessoas em situação de rua. No primeiro semestre deste ano, 11,6% dos usuários atendidos pelo Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua, o Centro Pop, conseguiram retornar para suas famílias. Esse índice é mais que o dobro da média nacional, estimada em 5%.

Entre 3 de janeiro e 11 de agosto, o Centro Pop realizou 5.379 atendimentos, sendo 1.212 técnicos e 3.523 voltados a benefícios essenciais, como alimentação, higienização, guarda de pertences e uso de telefone.

O trabalho diário de abordagem social já resultou em 616 ações nas ruas de Colatina, identificando pessoas do município e também vindas de outros estados, como Minas Gerais, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro. Ao todo, 688 pessoas foram atendidas, a maioria homens em situação de dependência química ou sofrimento mental. Para fortalecer vínculos familiares, 388 passagens foram concedidas a pessoas de fora de Colatina, garantindo o retorno às suas cidades de origem.

Além das ações de acolhimento, o Centro Pop também promove atividades socioeducativas. Este ano já foram realizadas oito atividades coletivas, entre elas rodas de conversa para reflexão e fortalecimento da autoestima, além de 14 ações de zeladoria urbana em parceria com a Guarda Municipal, Sanear e Polícia Militar.

Estrutura do serviço

O Centro Pop funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e atende diariamente uma média de 20 pessoas. A equipe multidisciplinar conta com 15 profissionais, entre assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais. O espaço oferece alimentação, higienização, guarda de pertences e acolhimento, com encaminhamento ao Abrigo Pop Rua para pernoite.

Exposição especial no Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua
Em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, nesta terça-feira (19), o Centro Pop promove uma exposição fotográfica e artesanal, das 9h às 11h, na Estação Central. O projeto foi desenvolvido entre março e agosto com os usuários do serviço, como forma de dar visibilidade às suas histórias, sonhos e projetos de vida.

O Dia 19 de agosto marca a memória do "Massacre da Sé", ocorrido em São Paulo em 2004, quando sete pessoas em situação de rua foram brutalmente assassinadas. Desde então, a data se tornou símbolo da luta pelo respeito, dignidade e garantia de direitos dessa população.

O Centro Pop funciona na Rua Pedro Epichin, s/n, prédio da Semas, no Centro.
Contatos: (27) 3177-7222 / (27) 99528-8480
E-mail: centropopcolatina@gmail.com

Postar um comentário

Postar um comentário