DESTAQUE
EDP e Polícia Civil flagram furto de energia em distribuidora de bebidas em Presidente Kennedy
0
Comentários
Vitória, 30 de julho de 2025 – Uma operação conjunta da EDP, distribuidora de energia elétrica no Espírito Santo, e da Polícia Civil flagrou um caso de furto de energia em uma distribuidora de bebidas localizada na comunidade de Jaqueira, zona rural de Presidente Kennedy.
Durante a perícia policial, foi constatada uma ligação direta na rede elétrica, de forma irregular, que abastecia a energia da distribuidora de bebidas e de uma residência anexa, sendo assim toda a energia consumida não estava sendo devidamente registrada no medidor, caracterizando o furto.
A ação foi realizada por técnicos da concessionária e agentes do Departamento de Investigações Criminais (Deic) de Vitória, com apoio de peritos do Instituto de Criminalística (IC). O proprietário foi conduzido à Delegacia Regional de Itapemirim para a adoção das medidas cabíveis.
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de reclusão de um a quatro anos, além de multa. Somado ao inquérito criminal, o responsável deverá ressarcir os valores não faturados à EDP, conforme estabelece a Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além de arcar com os custos administrativos decorrentes da fraude.
*Riscos e prejuízos*
A EDP reforça que fraudes no fornecimento de energia, especialmente as realizadas de forma clandestina e sem respaldo técnico, colocam em risco a segurança de quem pratica a ação e de toda a vizinhança. Além disso, essas ligações irregulares podem causar sobrecarga na rede elétrica, provocando interrupções no fornecimento, oscilações na qualidade da energia e danos a equipamentos eletrônicos, prejudicando outros imóveis da região.
O furto de energia também afeta toda a sociedade, com a redução da arrecadação de tributos embutidos na conta de luz — recursos que poderiam ser investidos em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura.
Sobre a EDP América do Sul
O grupo EDP atua em 30 mercados e está presente em quatro regiões, América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos, solares e de hidrogênio verde, com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo. A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre. Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP foi reconhecida mais uma vez como a empresa de energia elétrica mais sustentável do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nos mercados da Europa e da América do Sul - Brasil, Chile e Colômbia - a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2024, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos

Postar um comentário