NOTÍCIAS

EDP e Polícia Civil flagram furto de energia em padaria de Dores do Rio Preto


Distribuidora reforça alerta sobre os riscos e consequências do furto de energia

Vitória, 26 de junho de 2025
– Uma operação conjunta da EDP, distribuidora de energia elétrica no Espírito Santo, e da Polícia Civil flagrou um caso de furto de energia em uma padaria localizada em Dores do Rio Preto. Durante a inspeção, técnicos da concessionária, e agentes do Departamento de Investigações Criminais (Deic) de Vitória e peritos do Instituto de Criminalística (IC), constataram uma fraude no medidor de energia do estabelecimento, caracterizando o crime.

A responsável pela padaria acompanhou a fiscalização e foi conduzida para à Delegacia Regional de Guaçuí. Como o ponto comercial era alugado, a proprietária do imóvel também foi levada pelos policiais para a adoção das medidas cabíveis.

O furto de energia é crime tipificado no artigo 155 do Código Penal, com pena de reclusão de um a quatro anos, acrescido de multa. Além do inquérito criminal, as responsáveis deverão ressarcir a EDP pelos valores não faturados, conforme prevê a Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além de arcar com os custos administrativos da distribuidora.

Riscos e prejuízos

A EDP reforça que as fraudes de energia, muitas vezes realizadas de forma amadora, sem condições mínimas de segurança, colocam em risco quem pratica a ação e todo o entorno. Além disso, podem provocar sobrecarga na rede elétrica, com prejuízo para a população, que sofre com a falta ou intermitência do fornecimento em suas residências e ruas ou, por exemplo, com danos aos equipamentos elétricos devido à queda na qualidade da energia.

Vale ressaltar que o furto de energia elétrica também traz prejuízos a todos. Um dos impactos é a queda na arrecadação de impostos que são coletados por meio da conta de energia e podem beneficiar a sociedade em áreas importantes, como saúde e educação.


Sobre a EDP na América do Sul

O grupo EDP está presente em quatro regiões: América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos e solares, com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo. A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída e venda de energia no mercado livre. Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP é reconhecida como uma das empresas de energia elétrica mais sustentáveis do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nos mercados da Europa e da América do Sul, a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2025, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos.

Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário