DESTAQUE

Ataque de onça-pintada a porco é flagrado por produtor rural em Santa Leopoldina

Neste fim de semana, um produtor rural de Santa Leopoldina foi surpreendido durante a noite com um ataque de uma onça-pintada em um chiqueiro de sua propriedade.

O caso aconteceu na noite de domingo (4), na comunidade rural de Boqueirão do Thomas, há cerca de 28 km da Sede do município de Santa Leopoldina.

De acordo com informações, o porco pertencia ao produtor Willian Volkers Thomas, 37 anos. Que foi acordado com grunhidos (gritos) do porco. Imediatamente, ele foi ver o que estava acontecendo. Ao chegar, avistou o felino em cima do animal. 

"Ele gritava muito, muito nervoso. A onça acabou fugindo. Às vezes, a onça passava por ali, mas nunca tinha passado perto." 

Um cunhado do produtor, informou que o porco estava gravemente ferido. “Havia grandes fissuras na pele do porco e o crânio havia sido mordido pela onça”, descreveu. O animal precisou ser sacrificado. 

Ainda segundo os moradores, esta não é a única vez que animais selvagens atacam animais domésticos. Houve relatos de galinhas desaparecendo das casas, além de indícios de circulação de felinos pelas redondezas. A preocupação maior, no entanto, é com a segurança das crianças.

"Isso aconteceu a cinco metros de uma casa. Nosso medo é que tem crianças por aqui. Um animal desse porte não pode ficar solto por aí", disse Antônio Paulo, cunhado de Willian.

Por se tratar de animal silvestre, os moradores acionaram a Polícia Militar Ambiental, que até o fechamento desta reportagem, ainda não haviam respondidos as perguntas enviadas pelo jornal O Leopoldinense.

A reportagem ainda entrou em contato com o Ibama para obter maiores informações, em nota, o órgão respondeu que não foi oficialmente notificado e deixou orientações a população local. 

Veja a nota do Ibama:

"O Ibama informa que não foi oficialmente notificado sobre o caso e que operações de combate à caça ilegal são realizadas a partir de denúncias apresentadas pelos canais de Ouvidoria do Instituto ou de investigações conduzidas, após a identificação de crimes em publicações de redes sociais. 

O cidadão pode realizar denúncia por telefone (0800 61 8080 - ligação gratuita) ou pela internet:  https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f 

Seguem algumas orientações para moradores que se depararem com uma onça: 

-Mantenha a calma e dê espaço para o animal escapar. Se ela não correr, não se aproxime e não dê as costas ao animal. Nunca corra de uma onça, pois isso pode estimular seu instinto natural de caça; 

-Sem tirar os olhos da onça, fale alto (não gritando) e firme. Faça o que puder para parecer grande. Levante os braços ou abra seu casaco, porém sem movimentos bruscos. Caminhe para trás lentamente, até chegar a uma certa distância em que você possa seguir seu caminho. A onça provavelmente fará o mesmo; 

-Se estiver acompanhado de criança, pegue-a no colo para evitar que a mesma saia correndo, ou coloque-a atrás de você". 

Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Tem que pega e mete bala e matar esses bicho. Ao invés do ibama solta essas onça lá pra Amazônia, soltarão aki na região pra dar prejuízo pra pessoas

    ResponderExcluir