Cantora profissional russa, naturalizada brasileira, radicada em Vitória há nove anos, Ekaterina Bessmertnova lançará no Som na Sexta de dezembro o clipe da música “Contra os Ventos e as Marés” do seu primeiro álbum solo. O lançamento acontecerá no dia 12 de dezembro (sexta-feira), a partir das 18 horas, na sede do Instituto Marlin Azul, na Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, 570, em Jardim da Penha, Vitória-ES, próximo à Rua da Lama.
Neste seu primeiro EP, lançado em 2024, ela interpreta cinco canções do maestro e compositor Célio Paula inspirada pelas memórias afetivas dos verões eslavos de sua terra natal e pela vivência em solo tropical. “Contra os Ventos e as Marés”, que também dá título ao álbum, reflete a compreensão de que nada do que existe é fixo e estático, a partir de uma poesia sobre o acaso e as desventuras do amor. Ainda integram o EP as faixas “Oitizeiro”, “Aprumar”, “Pé de Goiaba” e “Sai de Reto Olho Gordo”.
Com sua voz imponente e o timbre aveludado, Ekaterina compartilhará com o público canções populares, combinando ritmos como o samba, a bossa nova, o ijexá e a valsa. Para celebrar o lançamento do clipe, ela fará uma apresentação especial com todas as cinco músicas do álbum e uma seleção de clássicos da música popular brasileira.
Acompanharão a cantora na apresentação do Som na Sexta o compositor, guitarrista, violonista, pesquisador acadêmico, professor de violão e guitarra da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) Victor Polo; a violoncelista da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (OSES) e professora de violoncelo no projeto Vale Música Liana Meirelles; e o percussionista da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES), produtor e professor Léo de Paula.
A trajetória de Ekaterina
Ekaterina Bessmertnova formou-se especialista em Canto Popular e Jazz na Academia Estatal das Artes de Ufá, na República do Bascortostão, na Rússia. Tem experiência profissional como professora de canto na Escola Pública Municipal de Música (para crianças e jovens), solista de big band e em apresentações diversas em casas de shows, restaurantes e bares na sua cidade natal.
De 2018 a 2020, trabalhou como professora de canto na Escola de Música Dinâmica (Vitória), e desde 2023, leciona no Centro de Música e Artes Acordes (Vitória). Ekaterina se destacou como cantora solista nos projetos: "Mulheres na Música", com a Camerata SESI (2025); "Voz e Percussão" com Léo de Paula (2024, 2025); "Tributo a Dona Ivone Lara" (2024, 2025); “Trilhas de Novela”, com a Camerata SESI (2024); Recital-palestra “Musicalidade Bantu no Brasil”, em Bogotá, Colômbia (2024); Abertura oficial do movimento Outubro Rosa, no Palácio Anchieta (2021, 2023, 2024 e 2025).
Participou como solista também nos projetos: “Natal de Encantos”, com a Orquestra Sinfônica da COES (2022); “Divas” (2021, 2023 e 2025); “É Samba Clássico”, com a Camerata SESI (2021); “Natal in Jazz”, com a Vale Música Jazz Band (2019); “Brazilian Night” (2017 – Ufá, 2018 – Moscou, 2019 – Ufá e Kazan, e 2022 – Ufá, Rússia); “Saint Petersburg Batucada Motion” (2018), realizado na FIFA Fan Fest, em São Petersburgo, durante a Copa do Mundo de Futebol; “Conexão Rússia-Brasil” (2019 e 2020, em Vitória).
Foi julgadora do quesito Harmonia no grupo B do Carnaval Capixaba em 2022, 2023 e 2024. Desde 2019 tem atuado como compositora e cantora solista em trilhas sonoras de espetáculos de dança, e tem experiência como tradutora e produtora no masterclass “Ritmos e Sons Brasileiros” (Moscou, São Petersburgo e Ufa, na Rússia) e no minicurso de percussão brasileira no “Saint Petersburg Batucada Motion”.
Apresentou-se em duas edições do recital-palestra “A Canção Russa”, em 2017 e 2018, no Centro Cultural Sesc Glória, dentro do projeto “Dia do Curioso Musical”. Atuou também como cantora solista e tradutora no Festival-Concurso Internacional “Drum Wave”, em 2018 e 2019, em São Petersburgo, na Rússia. Semifinalista do Prêmio da Música Capixaba na categoria Intérprete (2024 e 2025).
O que é o Som na Sexta
O projeto Som na Sexta – IMA Musical nasceu da parceria entre o Instituto Marlin Azul e o Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do desejo comum de promover encontros musicais informais, na primeira sexta-feira do mês. A cada edição, um ou mais artistas são convidados para apresentação de um pequeno conjunto de peças de compositores locais, nacionais ou internacionais.
O objetivo é criar um espaço/tempo para que estudantes e profissionais do estado se apresentem em um ambiente descontraído, aproximando a arte das pessoas. Os encontros são gratuitos e abertos ao público em geral. O projeto de extensão tem coordenação das professoras Stela Maris Sanmartin e Mirna Azevedo Costa. A curadoria é do professor e violoncelista Daniel Enache.
Lançado em março de 2024, o projeto Som na Sexta – IMA Musical recebeu intérpretes como os pianistas Gabriel Guerra, Cláudio Thompson, Adriel Natan, Beatriz Rocha, Regina Lengruber, Tayná Lorenção, Mirna Azevedo Costa, Fabrício Moreira, Fabiano Araújo e Patrícia de Souza; os cantores líricos Carlos Kelert, Luana Shaeffer e Lucimara Viana; o violoncelista Daniel Enache; os violinistas Karen Silva e Ismahel Carvalho e os violonistas Felipe Pessin Manzoli e Victor Polo, o alaudista José Eduardo Costa Silva, além de um grupo de intérpretes do Piano Performance (Adriel Natan, Ana Beatriz Melo, Beatriz Rocha, Regina Lengruber e Mirna Azevedo), o Quinteto 5 Linhas, a Camerata Porto Vix e o Grupo de Chorinho Carne de Gato.
Os recitais contemplaram obras de artistas como Terezinha Dora Abreu de Carvalho, Lycia De Biase Bidart, Heitor Villa-Lobos, Osvaldo Lacerda, Aylton Escobar, Johann Sebastian Bach, Johannes Brahms, Wolfgang Amadeus Mozart, Claude Debussy, Claúdio Thompson, Alceu Camargo, Eduardo Buback, Felipe Pessin Manzoli, Victor Polo, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Chico Buarque, entre outros compositores.
Saiba mais sobre o Instituto Marlin Azul
O Instituto Marlin Azul é uma associação sem fins lucrativos criada em 1999 cuja finalidade é promover ações direcionadas à cultura, à arte e à educação, democratizando o acesso à produção e fruição de bens culturais. Em 26 anos de atividades, a instituição vem desenvolvendo, a partir de ações de formação, produção, difusão e inclusão audiovisuais, diversos projetos culturais, ambientais, de preservação e valorização da memória e das tradições populares, voltados para diferentes públicos do Espírito Santo e do Brasil. A entidade desenvolve os projetos Revelando os Brasis, Projeto Animação, Cine Animazul, Curta Vitória a Minas, Cine Quilombola, Cinema de Griô, Griôs de Goiabeiras e Memória do Barro. Para conhecer, acesse institutomarlinazul.org.br.
O que é a Pós-Graduação em Artes da Ufes
O Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA/Ufes) proporciona formação acadêmica ampla e profunda com o intuito de desenvolver capacidade de ensino e pesquisa no campo teórico, histórico, crítico e poético das artes. Com sede em Vitória (ES), o programa oferece dois cursos: o de Mestrado em Artes desde 2006 e o curso de Doutorado em Artes desde 2024. Conta também com duas linhas de pesquisa: a linha de “Interartes e Novas Mídias” e a linha de “Teorias e Processos Artístico-Culturais”. O programa já formou 252 mestres e tem 61 alunos regularmente matriculados, sendo 35 no mestrado e 26 no doutorado.
SERVIÇO
SOM NA SEXTA – IMA MUSICAL
Entrada Gratuita
O que é: Som na Sexta é um projeto de extensão que promove encontros musicais com bate-papo do público com o intérprete sobre as peças e os compositores apresentados. A XVIII edição destaca a cantora russa naturalizada brasileira Ekaterina Bessmertnova. A artista lançará o clipe “Contra os Ventos e as Marés” e fará um show acompanhada do percussionista Léo de Paula, da violoncelista Liana Meirelles e do violonista Victor Polo.
Quando: 12/12/2025 (sexta-feira)
Horário: às 18h
Local: Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, nº 570, Jardim da Penha – Vitória (ES) - CEP: 29.060-720 (Instituto Marlin Azul)
Postar um comentário