Ação conjunta da EDP e Polícia Civil conduziu o proprietário do imóvel em flagrante
Técnicos da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, em parceria com a Polícia Civil, flagraram um caso de furto de energia no bairro Morada de Campo Grande, em Cariacica.
Durante a inspeção, as equipes identificaram uma ligação direta que abastecia o estabelecimento onde funciona um açougue e ainda duas residências. A fraude, caracterizada como crime de furto de energia, fazia com que todo o consumo deixasse de ser registrado.
As irregularidades foram desfeitas pelas equipes técnicas da EDP e o proprietário do imóvel foi conduzido à sede do Departamento de Investigações Criminais (Deic), em Vitória, para prestar esclarecimentos.
A ação contou com o apoio de policiais civis do Deic e de peritos do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica.
*Crime*
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa. Além disso, os responsáveis deverão ressarcir os valores referentes à energia não faturada, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), bem como os custos administrativos e operacionais.
A Distribuidora alerta ainda que, além do impacto financeiro, as ligações clandestinas e manipulações na rede oferecem sérios riscos à segurança, podendo causar curtos-circuitos, choques elétricos e até incêndios.
A EDP reforça que atua continuamente no combate ao crime, realizando ações conjuntas com as forças de segurança e utilizando tecnologia avançada para identificar irregularidades e reduzir perdas elétricas.
No primeiro semestre deste ano, a EDP registrou 8.176 ocorrências de furto no estado. As operações da companhia conseguiram recuperar energia suficiente para abastecer o município de Linhares, com mais de 180 mil habitantes, por um mês.

Postar um comentário