Técnicos da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, em parceria com a Polícia Civil, flagraram um caso de furto de energia no bairro Morada de Campo Grande, em Cariacica.
Durante a inspeção, as equipes identificaram uma ligação direta que abastecia o estabelecimento onde funciona um açougue e ainda duas residências. A fraude, caracterizada como crime de furto de energia, fazia com que todo o consumo deixasse de ser registrado.
As irregularidades foram desfeitas pelas equipes técnicas da EDP e o proprietário do imóvel foi conduzido à sede do Departamento de Investigações Criminais (Deic), em Vitória, para prestar esclarecimentos.
A ação contou com o apoio de policiais civis do Deic e de peritos do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica.
Crime
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa. Além disso, os responsáveis deverão ressarcir os valores referentes à energia não faturada, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), bem como os custos administrativos e operacionais.
A Distribuidora alerta ainda que, além do impacto financeiro, as ligações clandestinas e manipulações na rede oferecem sérios riscos à segurança, podendo causar curtos-circuitos, choques elétricos e até incêndios.
A EDP reforça que atua continuamente no combate ao crime, realizando ações conjuntas com as forças de segurança e utilizando tecnologia avançada para identificar irregularidades e reduzir perdas elétricas.
No primeiro semestre deste ano, a EDP registrou 8.176 ocorrências de furto no estado. As operações da companhia conseguiram recuperar energia suficiente para abastecer o município de Linhares, com mais de 180 mil habitantes, por um mês.
Sobre a EDP na América do Sul
O grupo EDP está presente em quatro regiões: América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos e solares, com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo. A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída e venda de energia no mercado livre. Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP é reconhecida como uma das empresas de energia elétrica mais sustentáveis do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nos mercados da Europa e da América do Sul, a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2025.

Postar um comentário