A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, anunciou os vencedores dos projetos sustentáveis e campanhas culturais do curso de eficiência energética para professores dentro do projeto EnergeticaMente. Escolas de Vitória, Serra e Vila Velha foram as grandes vencedoras. Ao todo, foram 310 educadores inscritos na capacitação de instituições de ensino dos 70 municípios da área de concessão da distribuidora no estado.
O evento, que aconteceu na sede da EDP, na Enseada do Suá, em Vitória, na última quarta-feira (08), contou com a presença do gestor da distribuidora, Adilson Herzog, professores e alunos das redes municipal, estadual e particular, além de representantes das secretarias de Educação do Estado e do município de Vitória. Os melhores projetos foram premiados com tablets, smartwatches e caixas de som.
A capacitação gratuita, voltada a professores do ensino fundamental e médio das redes pública e particular, reconheceu projetos nas categorias Sustentável e Campanha Cultural e teve como objetivo incentivar o uso consciente da energia e integrar o tema da sustentabilidade ao cotidiano escolar.
O curso é uma iniciativa da EDP e faz parte do Programa de Eficiência Energética da ANEEL, utilizando uma metodologia “Energia que Transforma”, do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), desenvolvida para ser aplicada em projetos educacionais realizados pelas distribuidoras de energia em todo o país. A proposta foi de capacitar professores a trabalharem o tema da eficiência energética de forma prática, interdisciplinar e alinhada ao currículo escolar.
Mais do que disseminar conceitos sobre energia, a iniciativa buscou inspirar atitudes transformadoras dentro e fora da escola, fortalecendo o papel da educação como agente de mudança ambiental. O curso, iniciado em junho deste ano, teve 40 horas de duração, combinando aulas online para o corpo docente e atividades práticas desenvolvidas com os alunos. A capacitação dos professores foi conduzida pela divulgadora científica e influenciadora Rafaela Lima, e resultou na elaboração de projetos que unem inovação, cidadania e sustentabilidade.
“A formação de professores é uma das formas mais eficazes de multiplicar o conhecimento sobre o uso responsável da energia. Ao promover essa troca de experiências, contribuímos para que escolas e comunidades adotem práticas mais sustentáveis e conscientes”, destaca Adilson Herzog, gestor da EDP.
Conheça os vencedores:
PROJETO SUSTENTÁVEL
1º lugar: EEEFMTI Silvio Rocio (escola estadual - Vila Velha)
2º lugar: EMEF Eber Louzada Zippinotti (escola municipal - Vitória)
CAMPANHA CULTURAL
1º e 2º lugar: EEEFMTI Silvio Rocio (escola estadual - Vila Velha)
3º lugar: EEEFM Arlindo Ferreira Lopes (escola estadual - Serra)
Sobre a EDP na América do Sul
O grupo EDP está presente em quatro regiões: América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos e solares, com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo. A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída e venda de energia no mercado livre. Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP é reconhecida como uma das empresas de energia elétrica mais sustentáveis do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nos mercados da Europa e da América do Sul, a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2025, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos.

Postar um comentário