AGENDA CULTURAL

Quinteto de sopros é destaque de setembro do Som na Sexta

 

Assessoria de Comunicação do Instituto Marlin Azul



O público apreciará o repertório executado por um conjunto composto por flauta, oboé, trompa, fagote e clarineta.


O recital aberto e gratuito do Som na Sexta escolheu uma composição instrumental diferente para celebrar o mês da estação das flores. Desta vez, a atração da noite será o conjunto formado por instrumentos de sopro do Quinteto 5 Linhas. A apresentação acontecerá no dia 05 de setembro, a partir das 18h, na sede do Instituto Marlin Azul. O espaço funciona na Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, 570, em Jardim da Penha (Vitória – ES). 


            O grupo integrado por Danilo Klem (Flauta), Jonathan Yoshikawa (Oboé), Guilherme Catão (Trompa), Deyvisson Vasconcelos (Fagote) e Cristiano Costa (Clarineta), instrumentistas da Orquesta Sinfônica do Espírito Santo (OSES), tem como missão difundir a música de câmara tradicional e contemporânea com formação para quintetos de sopros. Os músicos prepararam um repertório com composições de Heitor Villa-Lobos, Zequinha de Abreu, Luiz Gonzaga, Radamés Gnattali, Jacob do Bandolim, Pixinguinha e Benedito Lacerda.


 


Lançamento – Catálogo “Estéticas em Trânsito”


 


            Nesta 15ª edição, antes da apresentação musical, o Som na Sexta fará o lançamento do Catálogo Digital “Estéticas em Trânsito”, organizado por Luciano Tasso e João Cóser, com um panorama sobre as vivências do 11º Colóquio de Arte e Pesquisa dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) da Ufes.


   Criado em 2014, o Colóquio de Artes Visuais (Colartes), como é conhecido, promovido anualmente, tem por objetivo dar visibilidade aos estudos, pesquisas e produções bibliográficas e artísticas dos discentes ligados a projetos de pesquisa de professores do programa. Este ano, o evento, que incluiu uma exposição na Galeria de Arte e Pesquisa (GAP/Ufes), propôs como reflexão o tema “Brasilidades: Raízes Culturais e Caminhos para o Futuro”, como pensar a complexa pluralidade cultural e as múltiplas brasilidades possíveis a partir da busca pela democracia racial, a alteridade e o respeito às diferenças.


 


Quem integra o Quinteto 5 Linhas


  


Jonathan Yoshikawa (Oboé) - Natural do Rio de Janeiro (RJ), começou a estudar oboé na Escola de Música Villa-Lobos, sob orientação do professor Marco Miglietta. Concluiu o bacharelado em 2013, na UNIRIO, tendo como orientador o professor Luis Carlos Justi. Atuou como oboísta na Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem (OSB Jovem) e na Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM), no Rio de Janeiro. Atuou também na Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e na Orquestra Petrobras Sinfônica, como músico convidado. Atualmente é oboísta da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES).


 


Guilherme Catão (Trompa) - Natural de Guarulhos (SP), iniciou seus estudos de trompa aos 11 anos no Guri Santa Marcelina, em 2014. Mais tarde, em 2016, ingressou na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP – Tom Jobim) sob orientação do professor Nikolay Genov e Luciano Amaral, ambos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). No ano de 2019 ingressou na Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos, sob regência de Emiliano Patarra, e no mesmo ano, foi aprovado na Orquestra Jovem do Estado de São Paulo sob regência de Cláudio Cruz. Participou de concertos sob regência de maestros renomados: Ira Levin, Fábio Mechetti, Neil Thompson e Giancarlo Guerrero. No ano de 2019 participou do Festival Internacional de Campos do Jordão e, no ano de 2020, ganhou o 3º Lugar no Concurso International Orchestra Auditions Awards. Em 2021 foi aprovado na Orquestra Gru Sinfônica e, em 2022, na Orquestra Experimental de Repertório (OER - SP). Em 2023 participou do Festival Internacional de Música de Pelotas (RS). Atualmente é trompista da Orquestra Sinfônica do Espírito (OSES).


 


Danilo Klem (Flauta) - Sua vida musical começou aos sete anos de idade no grupo de música da igreja, no Rio de Janeiro. Aprofundou seus estudos por meio de aulas particulares e no conservatório de Nova Friburgo (RJ). É bacharel em flauta transversal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob orientação de Eduardo Monteiro e Afonso Oliveira, e pós-graduado em Educação Musical. Atuou na Banda Municipal Campesina Friburguense e na Orquestra Cândido Mendes (RJ). Estudou e participou de diversos master-classes com flautistas renomados: Hélder Teixeira, Ruben Shuenck, Rogério Wolf e Alexandre Penna. Fez estágio na Orquestra Sinfônica da UFRJ e na Big Band UFRJazz. Participou do Festival Brasil-Alemanha e foi convidado da Orquestra Fundação Cesgranrio, com direção do consagrado Maestro Isaac Karabchevisky. Atualmente é flautista e piccolista da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES).


 


Cristiano Costa (Clarineta) - Natural de Niterói (RJ), começou a estudar música aos 13 anos no Colégio São Vicente de Paulo. Terminou o bacharelado em 2013, na UNIRIO, sob a orientação de Fernando Silveira. Foi vencedor do Concurso Sul-Americano de Clarinetistas em Tucumán/Argentina e do Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Goiânia. Apresentou-se em Nova Iorque/USA. Como solista atuou ao lado de vários grupos, entre eles: Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES), Orquestra Sinfônica de Goiânia, Orquestra da UNIRIO, Banda Filarmônica do Rio de Janeiro, Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes (SP), Banda do Festival de Domingos Martins (ES). Atualmente é líder do naipe de clarinetes da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES), maestro titular da Banda Jovem Centro (Música na Rede) e integrante da Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira.


 


Deyvisson Vasconcelos (Fagote) - Bacharel em Fagote pela (UNIRIO) e pós-graduado em Educação Musical pela Unyleya. Iniciou seus estudos no fagote em 2010 com Elione Medeiros. Participou de diversos festivais adquirindo conhecimento com os principais fagotistas brasileiros e estrangeiros: Ariane Petri, Paulo Andrade, Ronaldo Pacheco, Francisco Formiga, Fábio Cury, Benjamin Coelho, Matthias Racz, David Tomas, entre outros. Foi 1º fagote na Osbjovem (2012) e na OSBM (2013). Na Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES) atuou como solista em 2016, 2017 e 2021, solando obras importantes como a “Ciranda das Sete Notas” de Heitor Villa-Lobos e o “Concerto em D menor” de Antonio Vivaldi. Atualmente é chefe de naipe na OSES, professor do Programa Música na Rede e professor do Projeto Vale Música.


 


 


O que é o Som na Sexta


O projeto Som na Sexta – IMA Musical nasceu da parceria entre o Instituto Marlin Azul e o Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do desejo comum de promover encontros musicais informais, na primeira sexta-feira do mês. A cada edição, um ou mais artistas são convidados para apresentação de um pequeno conjunto de peças de compositores locais, nacionais ou internacionais.


O objetivo é criar um espaço/tempo para que estudantes e profissionais do estado se apresentem em um ambiente descontraído, aproximando a arte das pessoas. Os encontros são gratuitos e abertos ao público em geral. O projeto de extensão tem coordenação das professoras Stela Maris Sanmartin e Mirna Azevedo Costa. A curadoria é do professor e violoncelista Daniel Enache.


Lançado em março de 2024, o projeto Som na Sexta – IMA Musical recebeu intérpretes como os pianistas Gabriel Guerra, Cláudio Thompson, Adriel Natan, Beatriz Rocha, Regina Lengruber, Tayná Lorenção, Mirna Azevedo Costa, Fabrício Moreira, Fabiano Araújo e Patrícia de Souza; os cantores líricos Carlos Kelert, Luana Shaeffer e Lucimara Viana; o violoncelista Daniel Enache; os violinistas Karen Silva e Ismahel Carvalho e os violonistas Felipe Pessin Manzoli e Victor Polo, o alaudista José Eduardo Costa Silva, além de um grupo de intérpretes do Piano Performance (Adriel Natan, Ana Beatriz Melo, Beatriz Rocha, Regina Lengruber e Mirna Azevedo) 


Os recitais contemplaram obras de artistas como Terezinha Dora Abreu de Carvalho, Lycia De Biase Bidart, Heitor Villa-Lobos, Osvaldo Lacerda, Aylton Escobar, Johann Sebastian Bach, Johannes Brahms, Wolfgang Amadeus Mozart, Claude Debussy, Claúdio Thompson, Alceu Camargo, Eduardo Buback, Felipe Pessin Manzoli, Victor Polo, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Chico Buarque, entre outros compositores.


 


Saiba mais sobre o Instituto Marlin Azul


            O Instituto Marlin Azul é uma associação sem fins lucrativos criada em 1999 cuja finalidade é promover ações direcionadas à cultura, à arte e à educação, democratizando o acesso à produção e fruição de bens culturais. Em 26 anos de atividades, a instituição vem desenvolvendo, a partir de ações de formação, produção, difusão e inclusão audiovisuais, diversos projetos culturais, ambientais, de preservação e valorização da memória e das tradições populares, voltados para diferentes públicos do Espírito Santo e do Brasil. A entidade desenvolve os projetos Revelando os Brasis, Projeto Animação, Cine Animazul, Curta Vitória a Minas, Cine Quilombola, Cinema de Griô, Griôs de Goiabeiras e Memória do Barro. Para conhecer, acesse institutomarlinazul.org.br.


 


O que é a Pós-Graduação em Artes da Ufes


O Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA/Ufes) proporciona formação acadêmica ampla e profunda com o intuito de desenvolver capacidade de ensino e pesquisa no campo teórico, histórico, crítico e poético das artes. Com sede em Vitória (ES), o programa oferece dois cursos: o de Mestrado em Artes desde 2006 e o curso de Doutorado em Artes desde 2024. Conta também com duas linhas de pesquisa: a linha de “Interartes e Novas Mídias” e a linha de “Teorias e Processos Artístico-Culturais”. O programa já formou 252 mestres e tem 61 alunos regularmente matriculados, sendo 35 no mestrado e 26 no doutorado.


 


SERVIÇO


SOM NA SEXTA – IMA MUSICAL


Entrada Gratuita


O que é: Som na Sexta é um projeto de extensão que promove encontros musicais com bate-papo do público com o intérprete sobre as peças e os compositores apresentados. A 15ª edição apresentará o Quinteto 5 Linhas integrado por Danilo Klem (Flauta), Jonathan Yoshikawa (Oboé), Guilherme Catão (Trompa), Deyvisson Vasconcelos (Fagote) e Cristiano Costa (Clarineta). A edição também fará o lançamento do Catálogo Digital “Estéticas em Trânsito”, com trabalhos do 11º Colóquio de Artes Visuais da Ufes (Colartes).


Quando: 05/09/2025


Horário: às 18h


Local: Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, nº 570, Jardim da Penha – Vitória (ES) - CEP: 29.060-720 (Instituto Marlin Azul)


 


Mais informações   


Instituto Marlin Azul


Telefone: (27) 3327-5009 | 

Postar um comentário

Postar um comentário