CARIACICA

Cariacica completa 30 dias sem homicídios pela primeira vez desde 1996


Município registra queda de 21% nos homicídios em 2025 e alcança marca inédita na série histórica da segurança pública

Cariacica atingiu, nesta segunda-feira (4), um marco inédito na segurança pública: 30 dias consecutivos sem registros de homicídios. Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), é a primeira vez, desde o início da série histórica em 1996, que o município alcança tal resultado.

O último assassinato na cidade foi registrado no dia 5 de julho. Até 4 de agosto deste ano, Cariacica contabilizou 52 homicídios dolosos e feminicídios, o que representa uma queda de 21% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 66 casos.

Outros indicadores também chamam atenção. O município está há 236 dias sem latrocínios — o último caso foi em 10 de dezembro de 2024 — e há 79 dias sem feminicídios, desde 17 de maio deste ano.

O governador Renato Casagrande atribuiu o resultado ao trabalho integrado das forças de segurança e ao Programa Estado Presente em Defesa da Vida. “Acompanhamos mensalmente os dados e direcionamos ações específicas para cada região. É um resultado que nos motiva a seguir avançando”, disse.

O vice-governador e coordenador do programa, Ricardo Ferraço, ressaltou a importância das parcerias locais. “Estamos atuando junto à prefeitura e à Guarda Municipal, além de ampliar o uso de tecnologia, como a instalação de totens de segurança”, afirmou.

Para o secretário de Segurança, Leonardo Damasceno, o desempenho reflete investimentos em equipamentos e inteligência. “Temos câmeras com reconhecimento de placas e tecnologia embarcada, além do trabalho incansável das polícias Civil e Militar, da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros”, destacou.

Segundo a Sesp, outros 49 municípios capixabas também completaram mais de 30 dias sem homicídios.

Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário