DESTAQUE
Hidrelétrica Francisco Gros faz ação educacional em escolas sobre o período das chuvas
0
Comentários
A Pequena Central Hidrelétrica Francisco Gros, localizada no rio Itapemirim, em Alegre, no Espírito Santo, realizou treinamento para alunos da EEEFM Célia Teixeira do Carmo. O objetivo da iniciativa foi informar sobre os procedimentos adotados pelo empreendimento para o período de chuva. As apresentações foram divididas em dois momentos, um pela manhã e outro à tarde, e explicaram como funciona uma usina fio d’água e os tipos de sinais sonoros que são emitidos em diferentes momentos. Ao todo, mais de 100 pessoas participaram das atividades.
Pela manhã, o público foi formado por estudantes do Ensino Médio, professores e funcionários da comunidade escolar e representantes da Defesa Civil. No período da tarde, foi a vez dos alunos do Ensino Fundamental, seus professores, outros funcionários da comunidade escolar e a Defesa Civil.
Segundo Carlos Lemos Barbosa Junior, Coordenador da Defesa Civil Municipal de Alegre, que esteve presente, a parceria entre a Usina e o órgão é fundamental para o benefício da comunidade. Para Alysson Duarte de Aguiar, Diretor da Escola, a ação é importante para dar segurança para os moradores da cidade. “Esta aproximação ajuda a conscientizar os mais novos, que levam a informação dentro dos núcleos familiares. Dessa forma, eles propagam todas as medidas de segurança necessárias”, reforça.
Para Arthur Andreetta, Engenheiro Civil Especialista em Segurança de Barragens da Usina, esse tipo de ação é imprescindível para o entendimento de como a Usina opera, fazendo com que a população se sinta segura com a operação. "A segurança é a nossa principal preocupação. Por isso, queremos propagar tudo o que fazemos internamente para que a comunidade veja e entenda os nossos procedimentos. Um dos pontos que vale a pena reforçar sempre é o modo de operaçãofio d'água. Isso significa que as estruturas não têm capacidade de acumulação de água das chuvas em seus reservatórios, ou seja, toda água que chega deve sair. Assim, não controlamos o volume de água que passa no rio", destaca.
Pequena Central Hidrelétrica Francisco Gros
Pequena Central Hidrelétrica Francisco Gros
A Pequena Central Hidrelétrica Francisco Gros passou a funcionar em 2009 e possui 29 MW de capacidade instalada, com 143,7 GWh de produção anual.
A instalação é composta por duas barragens e dois reservatórios, conectados por um túnel de derivação. Uma barragem de concreto com vertedouro de soleira livre, e uma barragem de terra com vertedouros controlados por comportas. Os reservatórios operam a fio d'água. Isso significa que a usina não tem capacidade de acumulação de água das chuvas, ou seja, toda água que chega no reservatório deve sair. Com isso, a vazão do rio acompanha o aumento das chuvas.

Postar um comentário