DESTAQUE

Habemus Papam! Fumaça branca no Vaticano anuncia novo Papa


Na tarde desta quinta-feira, 8 de maio de 2025, às 13h08 no horário de Brasília, a tradicional fumaça branca emergiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, sinalizando que os 133 cardeais reunidos em conclave chegaram a um consenso e elegeram o novo Papa, sucessor de Francisco, falecido em 21 de abril.  


A eleição ocorreu após quatro rodadas de votação, no segundo dia do conclave, iniciado em 7 de maio. Para ser eleito, o candidato precisava obter ao menos dois terços dos votos, ou seja, 89 votos dos cardeais com menos de 80 anos.  


Neste momento, aguarda-se o anúncio oficial do nome do novo pontífice, que será feito pelo cardeal protodiácono com a tradicional frase em latim “Habemus Papam”, seguido da primeira aparição pública do novo Papa na sacada da Basílica de São Pedro, onde concederá sua bênção “urbi et orbi”. Esse processo costuma ocorrer entre 30 a 60 minutos após a fumaça branca.  


Entre os nomes mais cotados para o papado estavam os cardeais Pietro Parolin (Itália), Luis Antonio Tagle (Filipinas), Jean-Marc Aveline (França/Argélia), Juan José Omella (Espanha), Matteo Zuppi (Itália), Péter Erdő (Hungria), Peter Turkson (Gana), Pierbattista Pizzaballa (Itália) e Mario Grech (Malta).  


A identidade e o nome papal do novo pontífice serão conhecidos em breve, marcando o início de um novo capítulo na história da Igreja Católica. 

Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário