O Brasil escolheu neste domingo (1º), os conselheiros tutelares do país para os próximos 4 anos. No total, são 30,5 mil conselheiros para mais de 5 mil conselhos.
A votação começou às 8h da manhã, pelo horário de Brasília, e se estendeu até às 17h.
Locais de votação
"Os locais de votação para conselheiro tutelar não são todos iguais aos das eleições gerais. Como se trata de um processo menor, as zonas eleitorais foram agrupadas. As consultas sobre o local de votação e os candidatos podem ser feitas junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de sua cidade. Os eleitores também podem procurar diretamente a prefeitura de seu município para obter essas informações", explica a Agência Brasil.
Cada conselho tutelar tem cinco conselheiros. O número de conselhos, em cada cidade, varia de acordo com o tamanho da população.
Eleição livre
O cidadão brasileiro não é obrigado a votar para conselheiro tutelar, podendo se abster da votação, sem ter de justificar a ausência.
A posse
A posse acontecerá em 2024 e o mandato é de quatro anos.
O que faz um conselheiro tutelar?
Os conselheiros tutelares devem proteger crianças e adolescentes que tiveram direitos violados. Os profissionais atuam no recebimento de denúncias e em ações de fiscalização.
O Conselho Tutelar tem a missão de atender a crianças e adolescentes cujos pais faltem ou ofereçam risco à sua formação, além de fornecer proteção em situações de abuso.
A atuação no conselho acontece por meio de decisões em conjunto, já que nenhum conselheiro tem o poder de agir sozinho. Assim, é preciso haver votação entre os membros para decidir qual medida será tomada em cada caso.
Por ser um órgão autônomo e permanente, o Conselho Tutelar também fiscaliza outros órgãos e instituições.
Eleitos em Ibitirama
Confira abaixo o resultado oficial dos eleitos em Ibitirama

Postar um comentário