Censo do IBGE: população do ES envelhece e número de idosos aumenta mais de 70%
Simultaneamente, o topo da pirâmide se alargou, como pode ser observado pela variação da participação relativa da população com 65 anos ou mais, que era de 3,8% em 1980 e 7,1% em 2010, no total de homens e mulheres, passando a 11,2% em 2022.
Idade
Um indicador que permite acompanhar o envelhecimento de uma população é a idade mediana, que significa a idade na qual é possível dividir uma população entre dois grupos: os 50% mais jovens e os 50% mais velhos. No Brasil, em 2022, a idade mediana era de 35 anos.
O Espírito Santo está entre os quatro estados com a maior idade mediana do país, de 36 anos.
O índice de envelhecimento mostra a relação de idosos de 65 anos ou mais de idade em relação à população de 0 a 14 anos.
Quanto maior o valor do indicador, mais envelhecida é a população. Esse índice chegou a 58,1 em 2022 para o Espírito Santo, indicando haver 58,1 idosos para cada 100 crianças. Em 2010 esse índice era de 30,8, evidenciando o processo de envelhecimento da população.
A cidade com o maior índice de envelhecimento no estado é Itaguaçu, no Noroeste do estado (105,3) e Sooretama, no Norte do estado, aquele com o menor índice de envelhecimento (32,3).
O índice compara a população de número de idosos em relação ao número de crianças. Isso significa que em Itaguaçu, para cada 100 crianças de 0 a 14 anos, são 105 idosos.
Isso significa que em Itaguaçu existem mais idosos em relação a crianças e em Sooretama existem mais crianças em comparação a idosos.
Sexo
O Censo Demográfico 2022 evidenciou, para o Espírito Santo, uma razão de sexo igual a 95,2, indicando haver 95,2 homens para cada 100 mulheres.
Quando esse indicador é maior do que 100, representa populações cujo volume de homens é superior ao de mulheres. Por outro lado, quando esse indicador é um valor inferior a 100, significa que o volume de homens é inferior ao de mulheres.
Devido ao envelhecimento demográfico, é esperado que o número de homens seja gradualmente menor que o número total de mulheres, já que essas apresentam, na média, menor mortalidade durante todas as etapas da vida.
Em relação à razão de sexo, Santa Leopoldina (110,4), se destaca com a maior razão de sexo do estado, ou seja, aquele que tem proporcionalmente mais homens que mulheres.
Em contrapartida, Vitória (86,2) é a cidade com o menor valor para esse indicador, evidenciando a sobreposição da população feminina em relação à população masculina. A capital também está na lista das dez cidades com maior proporção de mulheres do país, ocupando a nona posição.

Postar um comentário