DESTAQUE

PCES prende suspeitos por furto de equipamentos de Unidade de Pronto Atendimento em Cachoeiro de Itapemirim


O suspeito utilizou escalada para acessar a unidade de saúde, vendeu os materiais furtados em ferro-velho e causou prejuízo direto ao atendimento da população.


Na tarde dessa quinta-feira (08), a Delegacia Especializada de Investigação Criminal (Deic) de Cachoeiro de Itapemirim identificou e prendeu em flagrante dois homens, de 25 e 27 anos, suspeitos do furto de equipamentos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no bairro Marbrasa, em Cachoeiro de Itapemirim. O crime ocorreu na madrugada do dia anterior.


As diligências tiveram início logo após o registro da ocorrência, quando a gestora da unidade constatou que quatro máquinas condensadoras de ar-condicionado haviam sido danificadas e outra furtada.


Durante as investigações, os policiais receberam informações de que os possíveis autores teriam vendido os materiais furtados em um ferro-velho no bairro BNH, em Cachoeiro de Itapemirim. No local, funcionários confirmaram a compra de quatro colmeias de condensadores de ar-condicionado e certa quantidade de cobre, vendidos por dois homens e uma mulher na manhã de quinta-feira (08).


Com base nas informações, a equipe policial se deslocou até a residência dos suspeitos, no bairro Marbrasa, onde o homem de 27 anos foi localizado escondido embaixo de uma cama. Ao ser perguntado, ele confessou espontaneamente ter subtraído os equipamentos durante a madrugada do dia anterior, utilizando escalada para alcançar o telhado da unidade de saúde. Segundo ele, em conjunto com o irmão, de 25 anos, vendeu os materiais no ferro-velho pela quantia de R$ 400,00.


“O furto dos equipamentos de ar-condicionado causou prejuízo direto à população que depende dos serviços da UPA, uma vez que a ausência desses aparelhos compromete as condições de atendimento na unidade de saúde, especialmente em período de elevadas temperaturas. A ação criminosa afeta não apenas o patrimônio público, mas, sobretudo, o bem-estar e o conforto de pacientes e profissionais de saúde que utilizam diariamente as instalações”, ressaltou o chefe da Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim, delegado Rômulo Carvalho Neto.


Os detidos possuem histórico criminal e respondem a outras ações penais. A dupla foi autuada em flagrante por furto qualificado, em razão da escalada e do concurso de pessoas, com majorante do repouso noturno, sendo encaminhada ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça. A Polícia Civil representou pela prisão preventiva, considerando a reiteração criminosa e o risco à ordem pública.

Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário