GERAL

Galinha passa por raro caso de reversão sexual e desenvolve características de galo no Rio Grande do Sul


Ave criada como estimação em São Lourenço do Sul surpreendeu a família ao desenvolver crista, esporão e penas típicas de galo após alteração natural no ovário.


Um caso extremamente raro de reversão sexual em aves foi registrado no município de São Lourenço do Sul, no Sul do Rio Grande do Sul. A transformação ocorreu no galinheiro localizado nos fundos da casa da comerciante Moisés Andersen Alencastro, onde vive a galinha de estimação da família, chamada carinhosamente de Liebling.


Segundo Moisés, as mudanças começaram a ser notadas no ano passado, inicialmente pelas penas.

“As penas começaram a ficar mais longas, e com o passar dos meses ela foi adquirindo crista e esporão, características normalmente presentes em galos”, contou.


A explicação para o fenômeno é dada pelo professor e médico veterinário Eduardo Antunes, do Campus São Lourenço da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

De acordo com ele, a reversão sexual ocorre quando há um processo natural no ovário das aves, que pode resultar na interrupção do funcionamento do ovário ativo. Como as aves possuem apenas um ovário funcional, quando esse processo acontece, o organismo pode ativar tecidos que produzem hormônios masculinos, levando ao desenvolvimento de características típicas de galo.


Embora impressionante, o fenômeno é conhecido pela ciência e considerado raro, podendo ocorrer sem manipulação humana e sem que a ave deixe de ser geneticamente fêmea.


Liebling continua sendo tratada com carinho pela família, que acompanha com curiosidade e cuidado essa transformação incomum.

Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário