AGENDA CULTURAL

Novembro tem Carne de Gato no Som na Sexta

 



O grupo de choro vai animar o recital gratuito


que acontece toda primeira sexta-feira do mês no Instituto Marlin Azul.


 


O palco do Som na Sexta abre caminho para uma das mais antigas expressões da cultura musical brasileira, o choro. Com 27 anos de estrada, o Carne de Gato será a nova atração do recital gratuito. A apresentação acontecera no dia 07 de novembro, a partir das 18 horas, na sede do Instituto Marlin Azul, na Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, 570, em Jardim da Penha (Vitória-ES), próximo à Rua da Lama.


Comprometido com a valorização do choro e suas conexões, o grupo explora o samba, maxixe, baião, polca, lundu e schottisch, consolidando uma trajetória de pesquisa, prática e difusão. O Carne de Gato é referência na cena musical capixaba e já se apresentou em diferentes eventos culturais, em especial, em festivais dentro e fora do estado. Em 2016, os músicos abriram o show da cantora Marisa Monte, no antigo Ginásio Álvares Cabral, em Vitória.


Com um repertório que alia composições dedicadas ao grupo e obras consagradas, o Carne de Gato mantém viva a tradição do choro, renovando-a com a força e a criatividade de seus integrantes. A noite de choro do Som na Sexta trará canções de compositores como Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Benedito Lacerda, Zequinha de Abreu, Severino Araújo, Luis Americano, Nelson Alves e Abel Ferreira.


 


Conheça os integrantes do Carne de Gato


Um dos fundadores do Carne de Gato, o violonista Nelson Gonçalves Pereira é formado pelo Conservatório Brasileiro de Música (RJ). É Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC- SP - UFES), professor concursado da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), desde 1992, onde também foi diretor. Atua no Carne de Gato com o violão de 7 cordas tradicional dos grupos regionais de choro.


Quem também integra o grupo desde a fundação é o bandolinista Alexandre Geraldo Nunes de Araújo. É musicoterapeuta formado pelo Conservatório Brasileiro de Música (RJ), Mestre em Música (UFBA/ BA). Dedica-se à pesquisa e difusão da cultura do choro desde os anos 80. Apresentou e roteirizou o programa Alma Brasileira, na Rádio Universitária, entre 2012 e 2015.


A flautista Rúbia de Moraes é integrante do conjunto desde 2018. Com sólida trajetória em música de concerto, a bacharela pela UFMG participou de residência artística nos EUA e atuou por quatro anos na Orquestra Sinfônica do ES. O Carne de Gato também conta com a participação do pandeirista, baterista e percussionista Rodrigo Souza Nunes de Oliveira. Atuante há mais de 20 anos em bandas e projetos da Grande Vitória, Rodrigo é formado pelo Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre (CEMPA) e tem licenciatura em Música pela FAMES.


 


O que é o Som na Sexta


O projeto Som na Sexta – IMA Musical nasceu da parceria entre o Instituto Marlin Azul e o Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do desejo comum de promover encontros musicais informais, na primeira sexta-feira do mês. A cada edição, um ou mais artistas são convidados para apresentação de um pequeno conjunto de peças de compositores locais, nacionais ou internacionais.


O objetivo é criar um espaço/tempo para que estudantes e profissionais do estado se apresentem em um ambiente descontraído, aproximando a arte das pessoas. Os encontros são gratuitos e abertos ao público em geral. O projeto de extensão tem coordenação das professoras Stela Maris Sanmartin e Mirna Azevedo Costa. A curadoria é do professor e violoncelista Daniel Enache.


Lançado em março de 2024, o projeto Som na Sexta – IMA Musical recebeu intérpretes como os pianistas Gabriel Guerra, Cláudio Thompson, Adriel Natan, Beatriz Rocha, Regina Lengruber, Tayná Lorenção, Mirna Azevedo Costa, Fabrício Moreira, Fabiano Araújo e Patrícia de Souza; os cantores líricos Carlos Kelert, Luana Shaeffer e Lucimara Viana; o violoncelista Daniel Enache; os violinistas Karen Silva e Ismahel Carvalho e os violonistas Felipe Pessin Manzoli e Victor Polo, o alaudista José Eduardo Costa Silva, além de um grupo de intérpretes do Piano Performance (Adriel Natan, Ana Beatriz Melo, Beatriz Rocha, Regina Lengruber e Mirna Azevedo), o Quinteto 5 Linhas e a Camerata Porto Vix. 


Os recitais contemplaram obras de artistas como Terezinha Dora Abreu de Carvalho, Lycia De Biase Bidart, Heitor Villa-Lobos, Osvaldo Lacerda, Aylton Escobar, Johann Sebastian Bach, Johannes Brahms, Wolfgang Amadeus Mozart, Claude Debussy, Claúdio Thompson, Alceu Camargo, Eduardo Buback, Felipe Pessin Manzoli, Victor Polo, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Chico Buarque, entre outros compositores.


 


Saiba mais sobre o Instituto Marlin Azul


            O Instituto Marlin Azul é uma associação sem fins lucrativos criada em 1999 cuja finalidade é promover ações direcionadas à cultura, à arte e à educação, democratizando o acesso à produção e fruição de bens culturais. Em 26 anos de atividades, a instituição vem desenvolvendo, a partir de ações de formação, produção, difusão e inclusão audiovisuais, diversos projetos culturais, ambientais, de preservação e valorização da memória e das tradições populares, voltados para diferentes públicos do Espírito Santo e do Brasil. A entidade desenvolve os projetos Revelando os Brasis, Projeto Animação, Cine Animazul, Curta Vitória a Minas, Cine Quilombola, Cinema de Griô, Griôs de Goiabeiras e Memória do Barro. Para conhecer, acesse institutomarlinazul.org.br.


 


O que é a Pós-Graduação em Artes da Ufes


O Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA/Ufes) proporciona formação acadêmica ampla e profunda com o intuito de desenvolver capacidade de ensino e pesquisa no campo teórico, histórico, crítico e poético das artes. Com sede em Vitória (ES), o programa oferece dois cursos: o de Mestrado em Artes desde 2006 e o curso de Doutorado em Artes desde 2024. Conta também com duas linhas de pesquisa: a linha de “Interartes e Novas Mídias” e a linha de “Teorias e Processos Artístico-Culturais”. O programa já formou 252 mestres e tem 61 alunos regularmente matriculados, sendo 35 no mestrado e 26 no doutorado.


 


SERVIÇO


SOM NA SEXTA – IMA MUSICAL


Entrada Gratuita


O que é: Som na Sexta é um projeto de extensão que promove encontros musicais com bate-papo do público com o intérprete sobre as peças e os compositores apresentados. A XVII edição apresentará o Grupo de Choro Carne de Gato integrado por Nelson Gonçalves (violão de 7 cordas), Alexandre Araújo (bandolim), Rubia de Moraes (flauta) e Rodrigo Nunes (pandeiro).


Quando: 07/11/2025


Horário: às 18h


Local: Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, nº 570, Jardim da Penha – Vitória (ES) - CEP: 29.060-720 (Instituto Marlin Azul)


 


Mais informações   


Instituto Marlin Azul


Telefone: (27) 3327-5009 | (27) 99872-3521


E-mail: instituto@imazul.org           


Site IMA: www.institutomarlinazul.org.br


Redes sociais: @institutomarlinazul  

Postar um comentário

Postar um comentário