DESTAQUE

Natureza, tecnologia e alma: conheça as tendências de decoração que vão dominar 2026



No cruzamento entre natureza, memória e inovação, o design de 2026 promete ser um convite a viver com mais propósito, beleza, inspirações e olhares autorais, dentro e fora de casa. Foi com esse espírito que o IN DESIGN – Encontro dos Designers de Interiores movimentou a Fenarq Design Summit na última quinta-feira em clima de celebração. Promovido pela Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD Brasil), o evento comemorou o Dia do Designer de Interiores com um mergulho criativo no que vem por aí: um futuro em que o morar ganha alma, tecnologia e significado. A Fenarq Design Summit foi realizada ao longo de três na Cidade da Inovação, em Jardim da Penha, Vitória, e contou com novidades do mercado de construção, reforma, decoração e palestras e expositores de 127 áreas. 


Segundo a empresária e designer de interiores Araciene Pessin um grande protagonismo notado para 2026 são os materiais naturais e o novo olhar do mercado para as rochas ornamentais brasileiras. “O uso dos cristais, quartzos e materiais translúcidos é a grande tendência. A valorização das pedras nacionais revela um luxo mais orgânico e sensorial, em que cada superfície expressa textura, brilho e identidade. O mercado brasileiro está reconhecendo o valor das nossas rochas e é essa autenticidade que vai guiar os novos projetos”, afirma.


Já para a designer de interiores Sabrina Bolzan um movimento notório para os próximos anos é a volta da decoração afetiva de retorno às origens.“Estamos vivendo uma grande mudança: as pessoas estão voltando a desejar uma casa mais humanizada, com alma, com cara de lar. Há um movimento crescente de restauração de imóveis antigos e de preservação de elementos que contam histórias. Muitos projetos estão sendo adaptados para manter a essência original, telhados coloniais, pisos de taco e azulejos coloridos voltam a ganhar destaque, resgatando a memória e o aconchego que estavam adormecidos”, explicou. 


Ainda, a designer de interiores Bianka Mugnatto trouxe o contraponto da força da inovação tecnológica como próxima tendência, mas claro, com um olhar humano e consciente. “O domínio das ferramentas digitais e o uso inteligente da inteligência artificial serão diferenciais indispensáveis. Aprender, inovar e evoluir, esse é o caminho. Uso a tecnologia, mas não tercerizo a minha inteligência. O novo luxo não está apenas nos acabamentos, e sim na atmosfera. Ainda, hoje, luxo é luz natural, materiais conscientes e bem-estar emocional. Sustentabilidade também se traduz no humor do espaço. Sem história, um projeto vira showroom; com história, vira lar”, finaliza. 


Fenarq Design Summit 2025

Vitória recebeu até 31 de outubro a Fenarq Design, evento que reuniu os principais nomes da construção civil, arquitetura, engenharia, design e mercado imobiliário. Nascida em Cachoeiro, o evento chegou à capital com mais de 70 expositores na Cidade da Inovação, no IFES de Jardim da Penha, apresentando tendências, produtos e rodadas de negócios. 


A edição contemplou 127 segmentos do setor e incluiu novos mercados, como indústrias de argamassa, portas, pedras naturais, madeira, além de empresas de IA e construtoras. Foram 18 palestrantes abordando temas ligados ao mercado imobiliário, entre arquitetos, corretores, empresários, estrategistas e advogados.


A feira sediou também a Mostra Rota Capixaba, com ambientes assinados por arquitetos do Espírito Santo inspirados em pontos turísticos locais — entre eles, Henrique Gasparini, Fernando Zache e Vinicius Ribeiro. O público confere ainda a exposição “Mármore Capixaba – Legado & Progresso”, que homenageia a trajetória que fez do Espírito Santo o berço das rochas ornamentais do Brasil e um dos maiores exportadores mundiais.


Entre as novidades estiveram o Fórum Regional do Mercado Imobiliário, reunindo construtoras e incorporadoras; o Seminário de Inovação e Tecnologia, em parceria com Bruno Bowen (Nós Arquitetura) e a BASE27; e a Imersão Empresarial, exclusiva para empresários do setor.


A estreia da FENARQ DESIGN SUMMIT em Vitória contou com o apoio institucional do Governo do Estado, ADERES, Crea-ES, Ifes e Cidade da Inovação. Com apoio da ABD, Acomac-ES, ASBEA, ASSCEST, BASE27, BRHASIL RH, CA PRODUÇÕES, CAU/ES, Centrorochas, Instituto Neurobiodesign, e Sindirochas-ES.

Postar um comentário

Postar um comentário