25 de novembro: Colatina mobiliza idosos dos CRAS em ações de enfrentamento à violência contra a mulher

O Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, marcado neste 25 de novembro, ganhou espaço nas atividades dos grupos de idosos atendidos pelos CRAS Columbia e Vila Real, em Colatina. Ao longo da semana, as equipes promoveram rodas de conversa, dinâmicas e ações educativas dentro da campanha mundial, trazendo o tema para perto da realidade e das vivências de quem participou.
No CRAS Columbia, 30 idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), participaram de uma roda de conversa conduzida pela técnica Patrícia Fernandes, pelo educador social Janderson Gomes e por Vanda Andrade.
A atividade abordou, de forma direta e acessível, os principais tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha, o ciclo da violência doméstica e os sinais que podem indicar que uma mulher está em situação de risco como isolamento repentino, mudanças de humor, controle excessivo e medo constante. Os participantes também produziram cartazes reforçando mensagens de proteção e apoio. Foi um momento de troca intensa, com relatos, dúvidas e reflexões que ajudaram a aproximar o tema do cotidiano do grupo.
No CRAS Vila Real, a equipe realizou uma roda de conversa com as participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), promovida pela Secretaria de Assistência Social. O encontro discutiu, de forma clara e acessível, os diferentes tipos de violência que ainda fazem parte da realidade de muitas mulheres, especialmente as que enfrentam situações de dependência, isolamento ou vulnerabilidade dentro do ambiente familiar.
A atividade também contou com dinâmicas voltadas ao fortalecimento da autonomia e da proteção feminina. As participantes compartilharam experiências, refletiram sobre formas seguras de garantir seus direitos e receberam orientações sobre os canais de denúncia e apoio, como o Disque 180, além dos serviços da rede municipal de proteção.
Rede de proteção e orientação
Durante as ações, também foram reforçados os canais oficiais de denúncia e atendimento, como o Ligue 180, o Disque 181, o 190, além do apoio especializado da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e das equipes do CRAS e CREAS. A orientação compartilhada foi clara: violência contra a mulher, em qualquer fase da vida, não deve ser naturalizada e informação é uma ferramenta poderosa de proteção.
"Conversar sobre violência contra a mulher com os grupos de idosos é importante porque muitos já viveram situações que marcaram suas famílias e suas comunidades. Quando eles têm espaço para falar, entender e identificar esses sinais, a gente amplia a proteção e fortalece laços que fazem diferença na vida real. Esse trabalho é sobre gente, sobre cuidado e sobre abrir caminhos para que ninguém fique em silêncio." Michela Direne Penitente, secretária municipal de Assistência Social de Colatina.
Canais de denúncia e atendimento
-
Centro de Atendimento à Mulher – 180
-
Disque Denúncia – 181
-
Polícia Militar – 190
-
DEAM – Delegacia Especializada da Mulher (Colatina): (27) 3198-8133
-
Centros Margaridas – Colatina: (27) 3151-3338
-
CRAS/CREAS – orientação e encaminhamentos



Informações à Imprensa:
Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social
(27) 3177.7000
imprensa@colatina.es.gov.br
Postar um comentário