DESTAQUE

Operação da EDP e Polícia Civil identifica furto de energia em churrascaria e clube em Itapemirim

 

Ligações irregulares foram desfeitas e os locais deixados desligados

 


Vitória, 24 de outubro de 2025 – Uma operação conjunta da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, e da Polícia Civil identificou um caso de furto de energia em um estabelecimento comercial onde funcionavam uma churrascaria e um clube, na localidade de Perobas, em Itapemirim.


Durante a inspeção, as equipes constataram uma ligação direta bifásica na rede da EDP, que impedia o registro de consumo e faturamento, caracterizando o crime de furto. Os técnicos da EDP desfizeram a ligação irregular e os responsáveis pelos imóveis foram encaminhados à Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim para prestar esclarecimentos.


A ação contou com o apoio de policiais civis do Deic e de peritos do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica.


A EDP alerta que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de um a quatro anos de reclusão e multa. Além das sanções criminais, os envolvidos deverão ressarcir os valores referentes à energia não faturada e os custos operacionais.


A distribuidora reforça ainda que ligações irregulares e manipulações na rede elétrica representam sérios riscos, podendo causar choques elétricos, curtos-circuitos e incêndios.


No primeiro semestre deste ano, a EDP registrou 8.176 ocorrências de furto de energia no Espírito Santo, volume equivalente ao consumo de um mês do município de Linhares, que tem mais de 180 mil habitantes.



Postar um comentário

Postar um comentário