Operação da EDP e Polícia Civil identifica novos casos de furto de energia em Jardim Camburi
Hamburgueria e loja de assistência técnica foram flagradas fraudando medidores; casos se somam à operação em distribuidora de bebidas na semana passada
Uma operação conjunta da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, e da Polícia Civil identificou dois novos casos de furto de energia no bairro Jardim Camburi, em Vitória. Os flagrantes aconteceram em uma hamburgueria e em uma loja de assistência técnica, em ações realizadas nesta na noite desta terça-feira (14).
Na hamburgueria, os técnicos encontraram uma fraude no medidor que impedia o registro do consumo de energia. O proprietário alegou que o imóvel era alugado e a sua esposa era responsável pelo comércio. Ele foi conduzido à sede do Deic (Departamento de Investigações Criminais), em Vitória, para prestar esclarecimentos.
Já na loja de assistência técnica, a equipe identificou adulteração no medidor, que fazia com que cerca de 50% da energia consumida não fosse registrada. O proprietário foi autuado em flagrante e também conduzido para a sede da Deic.
As irregularidades foram corrigidas e o fornecimento restabelecido dentro dos padrões técnicos pela EDP. A ação contou com o apoio de policiais civis do Deic e de peritos do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica.
Na semana passada, uma distribuidora de bebidas também foi alvo da operação da EDP e da Polícia Civil no mesmo bairro. Na ocasião, as equipes identificaram uma ligação direta na rede elétrica, desviando parte do consumo e caracterizando crime de furto de energia.
A EDP alerta que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de um a quatro anos de reclusão e multa. Além das sanções criminais, os envolvidos deverão ressarcir os valores referentes à energia não faturada e os custos operacionais.
A distribuidora reforça ainda que ligações irregulares e manipulações na rede elétrica representam sérios riscos, podendo causar choques elétricos, curtos-circuitos e incêndios.
No primeiro semestre deste ano, a EDP registrou 8.176 ocorrências de furto de energia no Espírito Santo, volume equivalente ao consumo de um mês do município de Linhares, que tem mais de 180 mil habitantes.

Postar um comentário