EDP apresenta mapeamento de startups de energia e consolida ações para impulsionar a inovação no ES
Iniciativas envolvendo pesquisas, contratação de startups locais e formação de talentos contribuem para o desenvolvimento tecnológico do estado
A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, apresentou nesta terça-feira (30/9), em Vitória, o mapeamento Energia em Movimento: Evolução das Energytechs e Cleantechs no Brasil, elaborado em parceria com a Sling Hub, que conecta corporações, investidores e startups da América Latina. Durante o evento, que aconteceu no Base27, a EDP consolidou também as ações realizadas pela empresa nos últimos anos para impulsionar o desenvolvimento do ecossistema de inovação no estado.
O mapeamento Energia em Movimento traz informações sobre as startups que atuam nas áreas de energia e sustentabilidade no Brasil, considerando características como distribuição geográfica, estágios de maturidade e dinâmica de investimentos, revelando onde estão as principais concentrações de inovação, quais as lacunas ainda pouco exploradas e de que forma o setor tem se movimentado nos últimos anos.
A partir de uma perspectiva mais ampla, o mapeamento mostra que as startups com maior tração, volume de investimentos e presença de fundos relevantes estão em estados como São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro, ao mesmo tempo em que os estados do Espírito Santo, Ceará e Amazonas, além do Distrito Federal, apresentam startups promissoras, reforçando a importância de empresas atuarem de forma ativa nesses territórios com o lançamento de desafios regionais de inovação e validação técnica remunerada por meio de projetos-pilotos.
“A ideia é que esse levantamento possa ser utilizado por diversas empresas e hubs como uma ferramenta para orientar ações e estimular parcerias, reforçando o compromisso da EDP para impulsionar a inovação no Espírito Santo e contribuir para a contratação de startups capixabas”, explica Mafalda Magro, gestora de Inovação da EDP na América do Sul.
O Energia em Movimento complementa outros três levantamentos apresentados pela EDP nos últimos anos: o Inovação Capixaba (2024), que traça um panorama de investimentos no ecossistema de startups e evidencia o potencial da região para o desenvolvimento tecnológico nacional; o Habitats de Inovação (2023), que identificou os principais ambientes e mecanismos de suporte ao setor, e o Mapeamento das Startups Capixabas (2022), primeiro levantamento da série.
As pesquisas fazem parte do compromisso firmado pela EDP, em 2022, junto ao Governo do Estado, instituições e academia no âmbito da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI). O acordo tem como base três pilares: contratação de startups locais, identificação de oportunidades de investimento em negócios da região e formação de talentos.
Nesse período, a empresa avançou no investimento em startups capixabas, um dos pilares do compromisso. Foram mais de R$ 500 mil em dez contratos com sete startups locais (Zaruc, Aevo, Wis, Eco55, Devix, Fluyd, Pytá) para o desenvolvimento de Provas de Conceito (POCs) – de Proofs of Concept, em inglês – e iniciativas que contribuíram para soluções inovadoras relacionadas a desafios do negócio.
Outro pilar da MCI, a formação de talentos tem sido fomentada por meio de parcerias com a TecVitória, incubadora voltada ao ecossistema universitário, e com o Senai, que coordena o Laboratório de Energias Renováveis, que tem como objetivo preparar mão de obra qualificada para atender às novas demandas do mercado e impulsionar a liderança de profissionais na transição energética no estado e no país.
Sobre a EDP na América do Sul
O grupo EDP está presente em quatro regiões: América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos e solares, com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo. A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída e venda de energia no mercado livre. Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP é reconhecida como uma das empresas de energia elétrica mais sustentáveis do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nos mercados da Europa e da América do Sul, a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2025, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos.

Postar um comentário