ArteSanto começa nesta terça na Praça do Papa com oficinas para aprender artesanato, produtos inéditos e entrada gratuita
A 13ª edição da ArteSanto já vai começar e ela chega com novidades: além de reunir mais de 600 artesãos de todo o Brasil, a feira vai oferecer uma programação cultural ampliada com dez oficinas gratuitas que prometem abrir novas oportunidades para quem quer aprender ou se profissionalizar no mundo do artesanato. De enfeites de porta a marchetaria, passando por acessórios e tapeçaria, as atividades serão oferecidas por ordem de chegada e com vagas limitadas. A Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo acontece de 7 a 12 de outubro, na Praça do Papa, em Vitória, com entrada gratuita.
Com o tema “João Bananeira”, o personagem folclórico e símbolo da cultura de Cariacica, a Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo vai transformar a Praça do Papa, em Vitória, em um verdadeiro universo criativo, com peças produzidas de Norte a Sul do país nos mais diferentes materiais, da cerâmica aos recicláveis. E para completar essa programação, o público ainda vai curtir apresentações de música, dança e, claro, a presença animada do folclórico João Bananeira.
De terça a sexta, os portões abrem das 16h às 22h. Já no fim de semana, dá para aproveitar ainda mais: sábado e domingo a programação começa às 10h e só termina às 22h. A edição deste ano prevê cerca de 30 mil pessoas circulando pela Praça do Papa. Ao menos 12 Estados já estão confirmados com seus produtos e artesãos. Entre eles: Goiás, Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Sul, Sergipe, Amapá, Distrito Federal e, claro, Espírito Santo.
Com peças de arte que eternizam histórias de povos e culturas, o público poderá ir às compras e conhecer o que há de mais bonito e novo no universo dos tecidos, metais, pedras, cerâmica, produtos do mar, reciclados, sintéticos, papel, fibra natural, couro, congo, panela de Barro e produtos indígenas. Esses materiais dão vida a inúmeras produções de jóias, roupas, bolsas, móveis, decoração para casa, redes e vasos.
Segundo a organizadora da feira, Sonia Iamonde, a ArteSanto é uma oportunidade de celebrar o talento e a criatividade de cada artesão e aproximar o público da riqueza cultural do país. “Nosso objetivo é criar um espaço onde a tradição e a inovação se encontrem. Queremos que cada visitante sinta a energia do artesanato nacional, descubra técnicas e histórias únicas e saia inspirado a valorizar ainda mais o trabalho manual e a cultura de cada região", explica.
A ArteSanto é realizada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social, correalizada pelo Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, com patrocinio da Cesan, Banestes e Sebrae e apoio Aderes e OCB. O apoio institucional é da Federação das Associações dos Artesãos do Espírito Santo. A colaboração é da Prefeitura de Vitória. E a organização é da Iamonde Design de Eventos.
Confira a programação completa
07/10 - Terça-feira
18h às 19h - Oficina: Enfeites para portas
- Oficineira: Schaiana Alves Silveira
18h às 19h - Apresentação João Bananeira
19h - Evento de abertura
19h30 - Passeio do robô humanoide e do cão
08/10 - Quarta-feira
17h às 17h30 - Roda de conversa sobre renda de bilro
- Palestrante: Alexandra Maria
18h às 19h - Oficina: Artesanato na palha da carnaúba
- Oficineira: Maria Graziela Oliveira
21h30 - Sorteio de premiação
09/10 - Quinta-feira
17h às 18h - Oficina: Princípios básicos da marchetaria
- Oficineiro: Antonio Darkiewicz
18h às 19h - Oficina: Acessórios feitos com cápsula de café
- Oficineira: Adriana Covolo
10/10 - Sexta-feira
17h às 18h - Oficina: Artesanato com resíduos de couro
- Oficineira: Tatiana Maria
18h30 - Apresentação João Bananeira
18h às 19h - Oficina: Mandala com flores de crochê e tapeçaria
- Oficineira: Edilene Costa
18h às 19h - Apresentação cultural: Eden Show
11/10 – Sábado
12h30 às 13h30 - Apresentação cultural: Banda Jovem
14h30 às 15h30 - Apresentação cultural: Orquestra de Violões
17h às 18h - Oficina: Chaveiro de casaca
- Oficineiro: Crisley
18h às 19h - Oficina: Acessórios de casca de sururu
- Oficineira: Sara Mohamed
19h30 às 21h30 - Apresentação cultural: Mulheres Sambistas
12/10 – Domingo
16h30 às 17h30 - Oficina: Luminárias em corda de sisal e crochê
- Oficineira: Jailson Barbosa da Silva
16h30 às 17h30 - Apresentação cultural: Mágico Kioski

Postar um comentário