GERAL

Calos de Academia: Troféu ou Incômodo?



Especialista explica o que causa os calos da musculação e se é possível evitá-los


Para alguns, o calo de academia é uma espécie de “troféu de guerra” e a prova de um treino pesado. Mas isso é muito pessoal. Não gostar de ter as mãos calejadas é normal — afinal, além de esteticamente incômodo, pode até doer em alguns exercícios.


Luiz Fernando Lukas, pós-graduado em Musculação e Treinamento do Força, reforça que os calos são uma resposta natural do corpo ao atrito e à pressão durante o treino de musculação. Quando a pele sofre esse estresse repetidamente, o organismo “engrossa” a camada de queratina para proteger a região. É uma forma do corpo “se defender”, entendendo que poderá acontecer uma lesão naquele local futuramente. Eles podem surgir em qualquer região do corpo, dependendo da atividade responsável por causar o atrito.


O personal trainer Luiz Fernando Lukas explica que, para quem não gosta dos calos, é possível prevenir usando luva, strap, ajustando a pegada e melhorando a hidratação. Alguns frequentadores de academia chegam a usar giz ou cal nas mãos para diminuir o atrito. Outra dica é usar um creme hidratante específico para as mãos, de preferência que contenha ureia na formulação.


Mas se os calos já estão instalados, é possível controlar lixando cuidadosamente, sem arrancar. Para os calos existentes, é possível amolecer a pele com água morna e depois usar pedra-pome ou lixa para remover o excesso, delicadamente e sem exageros. Cremes com ácido salicílico também podem ser usados.


“Nunca corte ou fure o calo porque isso pode causar feridas, sangramentos e infecções, além de promover um efeito rebote, onde a pele se regenera mais espessa, piorando o quadro”, orienta Lukas. 


“No fim das contas, não existe regra sobre o calo: tem quem exiba com orgulho e tem quem prefira mão lisinha. O importante é o treino render!”, finaliza o profissional de Educação Física.


Em casos mais extremos, o ideal é consultar um dermatologista.


LUIZ FERNANDO LUKAS – PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - @luizfernandolukas - https://www.instagram.com/luizfernandolukas/

Postar um comentário

Postar um comentário