SEBRAE-ES abre novas inscrições para o Processo Seletivo ALI – Agente Local de Inovação (RURAL)
As vagas são para os Agentes em diversas regiões do estado com bolsa no valor de R$ 5 mil
Vitória (ES), 15 de julho de 2025 – O SEBRAE-ES, juntamente com FAPETEC (Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura), acaba de abrir novas vagas para a seleção de bolsistas para o ALI – Agente Local de Inovação na categoria Rural.
As inscrições vão até o dia 28/07/2025 às 18h – horário de Brasília e deverão ser feitas online, por meio do portal da FAPETEC – www.fapetec.org -> Unidade de Seleção -> Processos Seletivos -> Processo Seletivo SEBRAE/ES – ALI 02/2025 -> Ver detalhes -> Edital e Comunicados, sem pagamento de taxa. Por este endereço é possível, também, acessar o Comunicado 01 (abertura da seleção) e seus Anexos, com as informações completas, incluindo o número de vagas e região, bem como o detalhamento dos requisitos.
Observação: cada candidato poderá se inscrever apenas para uma (1) vaga.
Requisitos para os Agentes Bolsistas
Para a metodologia Rural, a finalidade é promover o extensionismo tecnológico e estimular a pesquisa e o desenvolvimento de processos inovadores para as empresas rurais, tornando-as mais sustentáveis e inovadoras, com duração de até 23 meses.
Estão sendo disponibilizadas 35 vagas (com cadastro reserva) para as regiões: Metropolitana de Vila Velha; Norte São Mateus/Nova Venécia; Central/Colatina; Central/Linhares; Sul/Cachoeiro; Sul/Guarapari; Serrana/Venda Nova e Caparaó/Guaçui.
A exigência é graduação completa, em curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), nas áreas de engenharia agronômica; engenharia agrícola, engenharia florestal; engenharia de alimentos; engenharia de pesca; engenharia ambiental, medicina veterinária; zootecnia; gestão do agronegócio; tecnólogo em agronegócios, tecnólogo em alimentos, agroecologia, economia agrícola, mecanização agrícola ou cursos das ciências agrárias ou dos alimentos. E os candidatos que apresentarem, também, curso de pós-graduação em alguma dessas áreas receberão um (1) ponto adicional, limitado a um (1) curso, na avaliação. E necessário, ainda, comprovar experiência, como profissional de nível superior, de, pelo menos, seis (6) meses em atividades realizadas em propriedades rurais ou agroindústria.
Os agentes terão entre suas atividades, identificar e sensibilizar propriedades e empresas rurais para participar do Projeto, que comporão a base mínima para aplicação da pesquisa de extensão tecnológica; Acompanhar, no mínimo, 12 e, no máximo, 15 propriedades e empresas rurais em cada Ciclo da Jornada ALI Rural (cada ciclo terá a duração de até 12 meses0; Obter do produtor e empresário rural a formalização do comprometimento em participar do Projeto; Elaborar relatórios técnicos de pesquisa, entre outras.
Etapas do Processo Seletivo
O processo seletivo é composto por duas etapas, ambas de caráter eliminatório e classificatório, onde a primeira é a avaliação de conhecimentos e a segunda é a análise curricular e documental.
Em caso de dúvidas é possível acessar o Fale Conosco, no próprio portal da instituição ou pelo e-mail: contato@selecaofapetec.org.br.
Sobre a FAPETEC: Fundação sem fins lucrativos de apoio a pesquisa, ensino, tecnologia e cultura. A entidade oferece serviços nas áreas de Recursos Humanos (Conhecimento a Serviço do Homem), Jurídico (Serviços Embasados na Legalidade) e Núcleo de Estudos e Pesquisas, sempre com o objetivo de orientar, capacitar e instruir os profissionais de empresas de qualquer área, entidades e órgãos governamentais para atingir suas metas. Mais informações: www.fapetec.org.

Postar um comentário