A produtora Cardeal Cultural está promovendo uma Oficina de Fotografia com cursos para jovens de 13 a 29 anos do município da Serra, e com o intuito de explorar a arte de fotografar como forma de expressão e valorização do território em que vivem. O projeto faz parte da programação do Festival Marajá Cultura e Arte.
Com encontros presenciais realizados no Centro Municipal das Juventudes de Planalto Serrano, a oficina aborda fundamentos da fotografia como enquadramento, iluminação, composição e noções básicas de manuseio de câmera. Mais do que técnica, o projeto propõe uma imersão afetiva no cotidiano local, estimulando cada participante a registrar, com sensibilidade, cenas que fazem parte da vida comunitária.
Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfyvhQ6hClLnKgaANTuuszUTao77Ra2iSTQeb90EvXnoTssqA/viewform?usp=sharing&ouid=112402547876545226115
A proposta é incentivar o olhar crítico e criativo sobre o bairro, fortalecendo a identidade local e oferecendo às jovens ferramentas para contar suas próprias histórias por meio da imagem. As melhores fotografias produzidas durante a oficina serão selecionadas para compor uma exposição especial intitulada “Olhares sobre um novo Marajá” durante o Festival Marajá, que irá acontecer no dia 07 de junho de 2025.
Festival Marajá
O nome do festival faz referência ao processo de ocupação territorial do bairro, iniciado com a ocupação da COHAB Marajá na década de 1970. Esse processo, comum às periferias brasileiras, ocorreu após a falência da empresa Marajá, que deixou muitos de seus trabalhadores — majoritariamente imigrantes dos estados do Nordeste brasileiro — sem amparo financeiro. Diante disso, as famílias recorreram à ocupação das casas como alternativa de moradia e permanência no território. Após um intenso processo judicial, o bairro Planalto Serrano foi oficialmente instituído em 1987. Ainda assim, muitos moradores antigos continuam se referindo ao local como Marajá.
Serviço
Oficinas de fotografia – festival marajá cultura e arte
Data: dias 28, 29, 30 e 31 de maio (de quarta-feira a sábado).
Horário: 14h30 horas (de quarta a sexta) e 08h no sábado
Local: Centro Municipal das Juventudes de Planalto Serrano - R. Continental, 84-100 - Planalto Serrano Bloco A, Serra.
Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfyvhQ6hClLnKgaANTuuszUTao77Ra2iSTQeb90EvXnoTssqA/viewform?usp=sharing&ouid=112402547876545226115
Contatos para informações: @cardealcultural

Postar um comentário