CIDADES

Conferência Intermunicipal de Educação debate propostas para as redes de ensino de Linhares e Rio Bananal nos próximos anos

conferencia-intermunicipal-de-educacao-debate-propostas-para-as-redes-de-ensino-de-linhares-e-rio-bananal-nos-proximos-anos

Propostas para melhorar a área da educação em Linhares e Rio Bananal são debatidas durante todo o dia de hoje (25) durante o lançamento da Conferência Intermunicipal de Educação, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade. O tema da conferência é: "Política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável". O evento conta com as presenças do prefeito de Rio Bananal, Edimilson Santo Eliziário, e da secretária municipal de Educação de Rio Bananal, Roberta Boninsegna Giuriato.

A conferência servirá de base para as Conferências Estadual e Nacional de Educação. A abertura foi abrilhantada por apresentações de estudantes da Emef Ângelo Recla, do distrito de Rio Quartel, e Escola de Tempo Integral CMEFTI Palmital, que aproveitaram o momento para parabenizar o prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, que faz aniversário nesta quarta-feira (25), e abriu oficialmente a etapa intermunicipal.,-

Na solenidade de abertura, o prefeito Bruno Marianelli lembrou que a educação é instrumento capaz de resolver todos os problemas da sociedade. "Promover a igualdade de oportunidades na educação é uma das condições mais importantes para superar a injustiça social e reduzir as disparidades sociais em qualquer país, e uma condição para fortalecer o crescimento econômico alinhado ao social. Estamos trabalhando para a Linhares e do presente e do futuro com educação de qualidade para todos", disse.

A palestra de abertura ficou por conta do Conselheiro e vice-presidente do Tribunal de Contas do Espírito Santo, Rodrigo Coelho. "A Conae 2024 é uma oportunidade valiosa para todos os envolvidos na comunidade educacional de Linhares se unirem, compartilharem ideias e trabalharem juntos na busca de soluções e políticas que melhorem a qualidade da educação, promovam a igualdade de oportunidades e contribuam para um futuro mais sustentável e socialmente justo", disse Coelho.

Para a secretária municipal de Educação, Maria da Penha Valani Giuriato, a Conferência Intermunicipal é de extrema importância para as comunidades de Linhares e Rio Bananal. "A Conferência Intermunicipal de Educação é um espaço de debates, e estamos aqui para renovar as perspectivas da educação destas duas cidades. Estamos sem sombra de dúvidas em um momento de transformação no que diz respeito à qualidade, transformação e equidade", afirmou.

O evento contou com a presença de autoridades, vereadores, gestores escolares, professores e representantes da sociedade organizada.

Eixos que são debatidos durante a Conferência:

Eixo I – O PNE como articulador do Sistema Nacional de Educação (SNE), sua vinculação aos planos decenais estaduais, distrital e municipais de educação, em prol das ações integradas e intersetoriais, em regime de colaboração interfederativa.

Eixo II – A garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social, com acesso, permanência e conclusão, em todos os níveis, etapas e modalidades, nos diferentes contextos e territórios.

Eixo III – Educação, Direitos Humanos, Inclusão e Diversidade: equidade e justiça social na garantia do Direito à Educação para todos e combate às diferentes e novas formas de desigualdade, discriminação e violência.

Eixo IV – Gestão Democrática e educação de qualidade: regulamentação, monitoramento, avaliação, órgãos e mecanismos de controle e participação social nos processos e espaços de decisão.

Eixo V – Valorização de profissionais da educação: garantia do direito à formação inicial e continuada de qualidade, ao piso salarial e carreira, e às condições para o exercício da profissão e saúde.

Eixo VI – Financiamento público da educação pública, com controle social e garantia das condições adequadas para a qualidade social da educação, visando à democratização do acesso e da permanência.

Eixo VII – Educação comprometida com a justiça social, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento socioambiental sustentável para a garantia da vida com qualidade no planeta e o enfrentamento das desigualdades e da pobreza.

Postar um comentário

Postar um comentário