DESTAQUE

Agência internacional eleva a nota de confiança do Sicoob ES e Banestes


A Fitch Ratings elevou a perspectiva da nota de rating nacional a longo prazo do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) de AA-(bra) para AA+(bra), com perspectiva estável, o que caracteriza a solidez da instituição, principalmente nos indicadores de qualidade de crédito, risco de inadimplência e lucratividade, além do sólido perfil financeiro e da estrutura de governança corporativa do Banco.

Segundo o relatório publicado pela Fitch Ratings, a revisão do rating foi impactada pelas mudanças na escala nacional e nas classificações de rating soberano do País. O relatório ainda destaca a melhora dos fundamentos do Banco do Espírito Santo em relação aos emissores locais de outros setores.

O diretor-presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande, ressaltou que o bom desempenho da instituição está ligado à adequação das estratégias adotadas no período. "Temos direcionado nossas ações à adequação da política e dos processos de concessão de crédito neste novo cenário econômico, buscando maior qualidade e efetividade das garantias adquiridas nas novas concessões, além do aprimoramento dos processos de reestruturação de ativos e de recuperação de créditos", afirmou.

Segundo o governador Renato Casagrande, a elevação da nota do Banestes comprova a solidez do banco capixaba e sua capacidade de capturar oportunidades e administrar a concessão de crédito de maneira eficiente. Quanto ao Bandes, a assessoria ressalta que a nota coloca o banco na posição das instituições mais confiáveis e sólidas do país.

O Banestes tem seu rating avaliado pela Fitch Ratings desde 2014. O rating teve recorrentes mudanças de perspectivas até 2022, quando o banco recebeu a elevação de rating para AA-(bra), refletindo a visão da Fitch de que o Banestes tem sólida estrutura para superar desafios relacionados à demanda de crédito, como foi o período de 2020 a 2022. Agora, a série histórica registra a elevação do rating do banco para AA+(bra), com perspectiva estável, o que corrobora a solidez dos fundamentos do Banestes.

Sicoob ES

As cooperativas financeiras que compõem o sistema regional do Sicoob deixam a classificação AA-(bra) e passam a contar com a classificação AA (bra), que representa qualidade muito alta de crédito e confiança para honrar seus compromissos financeiros em longo prazo. As classificações que contém a letra A são as mais altas.

No curto prazo, o Sicoob permanece com a nota F1+, que indica forte capacidade de pagamento de compromissos financeiros, no prazo esperado, dentro do país.

Ter um bom rating, ou uma boa classificação de risco, significa o reconhecimento pelos investidores de que as instituições ou governos oferecem segurança ou baixo risco para receber investimentos e/ou estabelecer parcerias.

Segundo o relatório da Fitch Ratings, a elevação dos ratings do Sicoob ES reflete a resiliência dos indicadores financeiros das cooperativas e seus altos índices de rentabilidade e capitalização, que se mantêm robustos e acima de seus concorrentes.

Outros fatores que contribuem para a elevação da nota pela agência internacional são o sucesso do plano de expansão geográfica das cooperativas e o fato do Sicoob ES possuir um fundo de reserva próprio, que garante um colchão adicional de liquidez para as cooperativas em períodos de estresse da economia. Estes fatores reforçam a importância da visão combinada do Sistema Sicoob ES e contam positivamente na comparação com outros sistemas.

As informações da análise da Fitch Ratings incluem a Central e as seis cooperativas do Sicoob ES (Sul-Litorâneo, Sul, Conexão, Coopermais, Sul-Serrano e Credirochas) e estão disponíveis no site www.fitchratings.com.

Para o diretor executivo do Sicoob Central ES, Nailson Dalla Bernadina, a elevação dos ratings é uma conquista para a instituição e para todos os associados. “Estamos prestes a comemorar 35 anos em pleno crescimento e expansão. Inauguramos nove agências no primeiro semestre de 2023 e encerramos o período com 184 pontos de atendimento em quatro estados. Para o segundo semestre estão previstos mais sete pontos de atendimento, sendo três em solo capixaba, três no Rio e um em São Paulo. A divulgação dos novos ratings valida a gestão responsável e inovadora que estamos construindo juntos”, completa o diretor-executivo.

País

A agência mudou a avaliação da qualidade de crédito de outras duas instituições do país, no mesmo patamar: Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) e Banco do Estado de Sergipe (Banese)

Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário