Muitos empresários chegam até mim pedindo-para lhes ajudar a aumentar seus resultados, a vender mais ou vender melhor, mas a maioria não analisa porque seus clientes não voltam.Existem vários motivos para que muito dinheiro seja deixado na mesa dentro da sua própria empresa, entre eles estão:
Problemas com pós-venda – As pessoas imaginam que este é o
item mais relevante, mas não é. Pesquisas mostram perdem-se somente 14% dos
clientes por esse motivo.
Falta de contato – Esse é um fator expressivo quando pensamos em 2
momentos: primeiro, a falta de contato durante o atendimento antes da venda, os
vendedores não sabem o momento certo de pedir pelo fechamento e 86% das vendas
perdidas ocorre porque o vendedor desistiu na primeira objeção; e, segundo
porque após a venda ocorrida o vendedor não mantem contato com esse cliente, o
relacionamento simplesmente se perde, e venda é relacionamento.
Ações da concorrência – Essa é a justificativa da maioria
dos empresários e vendedores que chegam até mim e estão perdendo seus
orçamentos por valor. E isso não é verdade. Pesquisas mostram que somente 9%
das vendas são realmente perdidas por preço. Minha experiência de 27 anos
atendendo pessoas mostra que essa talvez seja a principal justificativa, por
ser a mais fácil para o cliente usar, mas não é a real.
Atitude de indiferença – Aqui temos o item mais relevante e
eu arrisco dizer que quase 70% dos seus clientes não voltam por uma atitude de
indiferença de seus funcionários. Sejam eles de qualquer setor dentro da
empresa. Essa indiferença pode ocorrer por um pedido que não realizado, por uma
solicitação menosprezada ou por não levar em consideração uma angústia do
cliente, enfim, por vários motivos. Agora, o que vale ser ressaltado é que
ninguém perde um cliente por dar uma negativa ou por algum problema no
processo, e sim pela forma como a situação foi lidada.
No fundo, os clientes não “demitem” seus fornecedores, eles “demitem” as pessoas que ali trabalham. Eles deixam de comprar de você, em sua maior parte, pela forma com que ele e as situações foram conduzidas. Sendo assim, precisamos empoderar nossas equipes para entregar o melhor e trazer a cultura que todos os departamentos da empresa são vendedores de sua marca e produtos.
Flavia Mardegan
Flavia
Mardegan é formada em Design de Interiores, Administração de Empresas e Mestra
em Gestão Humana e Social. Possui mais de 27 anos de experiência no setor
comercial de grandes empresas. Sua principal expertise é aumentar os resultados
das empresas por meio de programas de desenvolvimento de equipes comerciais e
de atendimento ao cliente.
Ministra
treinamentos e palestras, tem vários artigos publicados em Congressos e
Revistas e é coautora do BestSeller “Seja (im)perfeito: Assuma o poder de
construir seu futuro e tenha resultados em todas as áreas da vida” e autora de
“Aprendizagem nos locais de trabalho: Como os consultores comercias da área de
móveis planejados aprenderam suas profissões”, lançado em 2014 na Alemanha.
Instagram:mardegantr

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