![]() |
| Divulgação: CBMGO |
Servidora apresentou quadro de engasgo por obstrução das vias aéreas e foi socorrida pela equipe do Corpo de Bombeiros que ainda estava no local.
Uma ocorrência registrada no município de Acreúna, em Goiás, destacou na prática a relevância da Lei Lucas e a importância da capacitação em primeiros socorros para profissionais da educação.
No dia 10 de junho, logo após uma palestra sobre a Lei Lucas realizada no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) José Pires Marques, uma servidora da unidade apresentou um quadro de engasgo causado por obstrução das vias aéreas.
A equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), que ainda permanecia no local após a atividade educativa, agiu rapidamente e realizou as manobras de desobstrução. Graças à pronta intervenção, a situação foi revertida com sucesso e a vítima não apresentou complicações.
O episódio reforça a importância da Lei Federal nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, que tornou obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários de instituições de ensino públicas e privadas, além de espaços de recreação infantil.
A legislação foi criada após a morte do menino Lucas Begalli, de 10 anos, que faleceu vítima de engasgo durante um passeio escolar em 2017. Desde então, a lei busca preparar profissionais para agir de forma rápida e eficiente em situações de emergência até a chegada de atendimento especializado.
O caso ocorrido em Acreúna demonstra que o conhecimento em primeiros socorros pode fazer a diferença entre a vida e a morte. A rápida atuação dos bombeiros evidenciou como a capacitação e a preparação adequada são fundamentais para garantir a segurança de alunos, profissionais e da comunidade escolar.

Postar um comentário