Furto de energia leva responsáveis por pizzaria e agência funerária à delegacia em Vitória



 Ações de fiscalização da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, em conjunto com a Polícia Civil, flagraram irregularidades no consumo de energia em dois estabelecimentos comerciais de Vitória: uma pizzaria, no bairro Conquista, e uma agência funerária, na Vila Rubim. As práticas identificadas impediam o registro correto do consumo, configurando o crime.  


Durante inspeção em um imóvel no bairro Conquista, onde funciona uma pizzaria e duas residências, os técnicos constataram ligação direta à rede elétrica, sem medição, o que inviabiliza o faturamento da energia por parte da Concessionária. O responsável pela pizzaria foi conduzido para a sede do departamento policial para os procedimentos cabíveis. A ação ocorreu na última quinta-feira (29). 


Já nesta terça-feira (03), uma fiscalização em agência funerária localizada na Vila Rubim identificou fraude no medidor de energia, caracterizando o crime. No estabelecimento, os técnicos desfizeram a irregularidade e realizaram a troca do medidor. O sócio do local foi conduzido pela polícia para prestar esclarecimentos. 


 A operação contou com o apoio de policiais civis do Departamento de Investigações Criminais (Deic), de Vitória, e peritos do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica. 


O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de reclusão de um a quatro anos e multa. Além das sanções criminais, os responsáveis devem ressarcir os valores referentes à energia não faturada, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além dos custos administrativos e operacionais. 


 A EDP reforça que irregularidades no sistema elétrico causam prejuízo coletivo e representam riscos à segurança, como choques elétricos, curtos-circuitos e incêndios. As fiscalizações são contínuas e integram o programa permanente de combate às perdas elétricas no Espírito Santo. 

Postar um comentário

Postar um comentário