DESTAQUE

Furto de energia: EDP recupera volume capaz de abastecer os mais de 419 mil habitantes de Caçapava e Vitória por um mês

 




Balanço consolidado de 2025 reforça ações de fiscalização e proteção da rede elétrica nas áreas de concessão em São Paulo e no Espírito Santo

As ações de combate ao furto de energia realizadas pela EDP, ao longo de 2025, resultaram na recuperação de 106.230 MWh de energia. Para a distribuidora, com atuação em Guarulhos e 27 municípios das regiões do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, além de 70 cidades no Espírito Santo, o volume registrado seria suficiente para abastecer, por um mês, Vitória, capital do estado do Espírito Santo, e Caçapava, município do interior de São Paulo, que representam um consumo mensal estimado de 100.213 MWh e somam 419.071 mil habitantes, segundo o IBGE.


Do total recuperado, 61.000 MWh correspondem à área de concessão da EDP em São Paulo. Já no Espírito Santo, as ações permitiram o resgate de 45.230 MWh de energia furtada.


Ao longo do ano, a companhia realizou 71.004 inspeções, sendo 38.909 no Espírito Santo e 32.095 em São Paulo. As ações abrangeram diferentes perfis de consumo e tiveram como foco a identificação e eliminação de ligações clandestinas, além de outras irregularidades que não somente comprometem a segurança da rede elétrica e a qualidade do fornecimento, mas também representam riscos à vida.


Em 2025, a EDP ainda intensificou as operações realizadas em parceria com a Polícia Civil e Polícia Militar. As inspeções contaram com acompanhamento de perícia policial e resultaram na condução dos suspeitos pelos furtos às delegacias.


“As ligações clandestinas comprometem o funcionamento de toda a rede, geram custos que acabam recaindo sobre a população e ainda representam um sério risco à segurança. Por isso, a EDP atua de forma permanente para coibir esses furtos, preservar vidas, manter a integridade do sistema elétrico e contribuir para um fornecimento de energia mais equilibrado e justo para todos”, afirma o gestor da EDP, Roberto Miranda.


 


Estratégias de atuação da EDP


O combate às irregularidades conta com tecnologias avançadas, incluindo inteligência artificial, para trazer mais precisão às ações da companhia. Além disso, a empresa promove a ampliação de pontos de blindagem mecânica nas instalações de grandes cargas que fraudam energia. A parceria com órgãos públicos, como a polícia, também é fundamental e intensifica a mitigação deste tipo de crime.


 


Risco à vida e prejuízos sociais


O furto de energia é uma prática perigosa, que pode provocar acidentes graves e até mortes. Em geral, as ligações clandestinas são executadas sem qualquer critério técnico, o que aumenta o risco de choques elétricos, curtos-circuitos e incêndios. Essas situações colocam em perigo não apenas quem realiza a irregularidade, mas também moradores, trabalhadores e vizinhos do entorno.


Outro ponto relevante diz respeito aos impactos dessa prática sobre a sociedade. De acordo com o Relatório de Perdas de Energia Elétrica na Distribuição (25/24), divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), furtos, fraudes e desvios representam uma parcela significativa das perdas totais do sistema de distribuição no país. Esses prejuízos ultrapassam os limites da concessionária e afetam toda a população. Por determinação da própria Aneel, essas perdas compõem a tarifa da conta de luz, fazendo com que parte dos custos da energia desviada seja compartilhada pelos consumidores conectados à rede.


 


Crime e denúncia


O furto de energia elétrica é crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Para ampliar a efetividade das ações de fiscalização, a EDP reforça a importância da participação da população. As denúncias podem ser feitas de forma anônima e segura pelos canais oficiais da distribuidora: no site www.edponline.com.br, pelo aplicativo EDP Online, nas Agências de Atendimento presenciais ou pela Central de Atendimento ao Cliente — 0800 721 0123 em São Paulo e 0800 721 0707 no Espírito Santo, ambos com funcionamento 24 horas. O sigilo é garantido, e todas as denúncias recebem tratamento prioritário.


 


Sobre a EDP na América do Sul


O grupo EDP está presente em quatro regiões: América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos e solares, com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo. A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída e venda de energia no mercado livre. Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP é reconhecida como uma das empresas de energia elétrica mais sustentáveis do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nas quatro regiões, a EDP é reconhecida também, por meio da certificação Top Employer 2026, como uma das melhores empresas para se trabalhar.

Postar um comentário

Postar um comentário