Duo de saxofone e piano abre em março terceira temporada do Som na Sexta
Ao longo do ano, sempre na primeira sexta do mês, o Instituto Marlin Azul e o Programa de Pós-Graduação em Artes da Ufes apresentarão uma nova atração musical para a comunidade.
O terceiro ano de recitais abertos e gratuitos do Som na Sexta será inaugurado no próximo dia 06 de março com o duo do saxofonista Paulo Rosa e do pianista Willian Lizardo. As noites musicais acontecerão toda primeira sexta-feira do mês, às 18 horas, na sede do Instituto Marlin Azul, localizado à Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, 570, em Jardim da Penha (Vitória-ES), sempre com uma nova atração para a comunidade.
Esta é a décima nona edição do sarau e contará com a performance do duo para peças musicais do compositor russo Sergei Prokofiev (1891-1953); do compositor, músico e professor alemão Carl Bach (1714-1788) e do compositor, maestro, violoncelista, pianista e violonista Heitor Villa-Lobos (1887-1959). Criado em 2022, o duo interpreta obras tradicionais compostas para a interação entre os dois instrumentos e também transpõe para o saxofone e o piano composições elaboradas originalmente para outras formações instrumentais. Comprometidos com o incentivo e a prática deste tipo de duo, Paulo Rosa e Willian Lizardo também tocam obras inéditas criadas por meio de processos colaborativos envolvendo compositores contemporâneos.
O projeto Som na Sexta – IMA Musical nasceu da parceria entre o Instituto Marlin Azul e o Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do desejo comum de promover encontros musicais informais, na primeira sexta-feira do mês. A cada edição, um ou mais artistas são convidados para apresentação de um pequeno conjunto de peças de compositores locais, nacionais ou internacionais.
O objetivo é criar um espaço/tempo para que estudantes e profissionais do estado se apresentem em um ambiente descontraído, aproximando a arte das pessoas. Os encontros são gratuitos e abertos ao público em geral. O projeto de extensão tem coordenação da professora Mirna Azevedo Costa e a coordenação adjunta da professora Stela Maris Sanmartin. A curadoria é do professor e violoncelista Daniel Enache.
Quem compõe o duo de março
Paulo Rosa é saxofonista, pesquisador e compositor. Natural de São José do Rio Pardo (SP), iniciou seus estudos musicais aos 7 anos de idade. Mais tarde, ingressou no curso de Saxofone Erudito do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí (SP). É Bacharel (2017), Mestre (2020) e Doutorando em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É detentor de diversas premiações nacionais e internacionais, destacando-se o 3º lugar no “Concurso Panamericano de Saxofon Clasico - Selmer Paris” de Yucatan, no México, além da participação no “Concours International Adolphe Sax L'Haÿ-les-Roses”, na França.
Como professor e artista convidado, realizou recitais e masterclasses em diversos festivais, como o Festival de Música de Ponta Grossa, o Festival Artes Vertentes, o Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins, dentre outros. Atua como músico convidado junto a algumas das mais importantes orquestras do Brasil, como a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo. É organizador do Encontro Internacional de Saxofonistas da UFMG (EnSerra), e integrante do VIX Ensemble, grupo dedicado à prática e pesquisa de Música Contemporânea. Paulo Rosa é professor de saxofone da Faculdade de Música do Espírito Santo e do Programa de Pós-Graduação em Performance e Pedagogia do Instrumento/Canto (FAMES/UnAC).
O capixaba Willian Lizardo é Bacharel em Música (com habilitação em piano) pela Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) e mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fez apresentações em diversas salas de concerto, no Brasil, e na Europa, como solista e também como camerista. Foi premiado nos concursos Villa- Lobos (2009), Souza Lima (2011), e no “Concours International de Piano de Saint Paul Les Trois Châteaux”, na França (2024). Recebeu o prêmio “Melhor Intérprete de Alberto Nepomuceno” no 1° Concurso Internacional do EIPOC (Portugal) e, em 2023, conquistou o 1° lugar na categoria concerto no 3° Concurso GruPiano da Orquestra Sinfônica de Guarulhos (SP).
Nos últimos anos se apresentou com a OSB Jovem, Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, Orquestra Sinfônica de Guarulhos, Camerata Sesi, Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Pernambuco e a Orquestra Sinfônica da Faculdade de Música do Espírito Santo. Paralelamente à sua atividade artística, Willian se dedica ao ensino do instrumento, tendo assumido em 2022 a cadeira de professor adjunto de piano na Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES). Nos últimos anos vem desenvolvendo pesquisas sobre a música capixaba para seu instrumento, tendo realizado a estreia e a primeira gravação das sonatas para piano de Marcelo Rauta, bem como a gravação da obra “Brasil: História na Música” de Carlos Cruz, uma coletânea com 50 obras progressivas para piano.
Quem já participou do Som na Sexta
Lançado em março de 2024, o projeto Som na Sexta – IMA Musical recebeu intérpretes como os pianistas Gabriel Guerra, Cláudio Thompson, Adriel Natan, Beatriz Rocha, Regina Lengruber, Tayná Lorenção, Mirna Azevedo Costa, Fabrício Moreira, Fabiano Araújo e Patrícia de Souza; os cantores líricos Carlos Kelert, Luana Shaeffer e Lucimara Viana; o violoncelista Daniel Enache; os violinistas Karen Silva e Ismahel Carvalho; os violonistas Felipe Pessin Manzoli e Victor Polo; o alaudista José Eduardo Costa Silva; além de um grupo de intérpretes do Piano Performance (Adriel Natan, Ana Beatriz Melo, Beatriz Rocha, Regina Lengruber e Mirna Azevedo); o Quinteto 5 Linhas; a Camerata Porto Vix; o Grupo de Chorinho Carne de Gato e a cantora russa Ekaterina Bessmertnova.
Os recitais contemplaram obras de artistas como Terezinha Dora Abreu de Carvalho, Lycia De Biase Bidart, Heitor Villa-Lobos, Osvaldo Lacerda, Aylton Escobar, Johann Sebastian Bach, Johannes Brahms, Wolfgang Amadeus Mozart, Claude Debussy, Claúdio Thompson, Alceu Camargo, Eduardo Buback, Felipe Pessin Manzoli, Victor Polo, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Chico Buarque, entre outros compositores.
Saiba mais sobre o Instituto Marlin Azul
O Instituto Marlin Azul é uma associação sem fins lucrativos criada em 1999 cuja finalidade é promover ações direcionadas à cultura, à arte e à educação, democratizando o acesso à produção e fruição de bens culturais. Em 26 anos de atividades, a instituição vem desenvolvendo, a partir de ações de formação, produção, difusão e inclusão audiovisuais, diversos projetos culturais, ambientais, de preservação e valorização da memória e das tradições populares, voltados para diferentes públicos do Espírito Santo e do Brasil. A entidade desenvolve os projetos Revelando os Brasis, Projeto Animação, Cine Animazul, Curta Vitória a Minas, Cine Quilombola, Cinema de Griô, Griôs de Goiabeiras e Memória do Barro. Para conhecer, acesse institutomarlinazul.org.br.
O que é a Pós-Graduação em Artes da Ufes
O Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA/Ufes) proporciona formação acadêmica ampla e profunda com o intuito de desenvolver capacidade de ensino e pesquisa no campo teórico, histórico, crítico e poético das artes. Com sede em Vitória (ES), o programa oferece dois cursos: o de Mestrado em Artes desde 2006 e o curso de Doutorado em Artes desde 2024. Conta também com duas linhas de pesquisa: a linha de “Interartes e Novas Mídias” e a linha de “Teorias e Processos Artístico-Culturais”. O programa já formou 252 mestres e tem 61 alunos regularmente matriculados, sendo 35 no mestrado e 26 no doutorado.
SERVIÇO
SOM NA SEXTA – IMA MUSICAL
Entrada Gratuita
O que é: Som na Sexta é um projeto de extensão que promove encontros musicais com bate-papo do público com o intérprete sobre as peças e os compositores apresentados. A XIX edição inaugura o terceiro ano de recitais abertos e gratuitos com o duo do saxofonista Paulo Rosa e do pianista Willian Lizardo.
Quando: 06/03/2026 (sexta-feira)
Horário: às 18h
Local: Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, nº 570, Jardim da Penha – Vitória (ES) - CEP: 29.060-720 (Instituto Marlin Azul)
Mais informações
Instituto Marlin Azul
Telefone: (27) 3327-5009 | (27) 99872-3521
E-mail: instituto@imazul.org
Site IMA: www.institutomarlinazul.org.br
Redes sociais: @institutomarlinazul

Postar um comentário