ARTIGO

Vai viajar ou ficar em casa nas férias de janeiro? EDP reforça orientações sobre segurança com energia elétrica

 



Distribuidora alerta para cuidados simples que ajudam a prevenir acidentes


O verão e o período de férias escolares costumam alterar a rotina das famílias. Enquanto muitas pessoas viajam e deixam as residências fechadas por vários dias, outras permanecem em casa com crianças e adolescentes passando mais tempo nos ambientes internos. Para evitar acidentes e transtornos, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, reforça orientações de segurança elétrica para a temporada.


Para quem vai viajar, a principal recomendação é desligar da tomada todos os aparelhos eletroeletrônicos que não precisam permanecer ligados, como televisores, micro-ondas, computadores, ventiladores e carregadores. A medida reduz o risco de curtos-circuitos e superaquecimento das instalações elétricas da residência.


Os circuitos elétricos que não serão utilizados durante a ausência dos moradores podem ser desligados diretamente no quadro de disjuntores. Equipamentos que precisam permanecer ligados, como geladeiras e freezers, devem estar conectados diretamente à tomada, sem o uso de “benjamins”, extensões ou filtros de linha, que podem provocar sobrecarga elétrica.


Importante sempre manter as instalações elétricas em bom estado, observando se há fios desencapados, tomadas danificadas ou uso excessivo de extensões e adaptadores. Esses pontos devem ser corrigidos, pois representam risco mesmo com o imóvel fechado.


Criança em casa exige atenção redobrada


Já para as famílias que permanecem em casa durante as férias escolares, a atenção deve ser redobrada com as crianças. Com mais tempo livre, o uso de celulares, tablets, videogames e computadores tendem a aumentar, muitas vezes com os aparelhos conectados à tomada por longos períodos. A EDP orienta que esses dispositivos não sejam utilizados enquanto estão carregando, evitando aquecimento excessivo e riscos de choque elétrico.


Tomadas desprotegidas, fios expostos e o uso de “Ts” e extensões improvisadas aumentam o risco de acidentes. Em residências com crianças pequenas, o uso de protetores de tomada é recomendado, assim como a organização dos cabos para evitar puxões e quedas.


Ambientes molhados exigem cuidados especiais. A combinação de água e eletricidade é extremamente perigosa. Crianças e adultos não devem utilizar aparelhos elétricos com o corpo molhado ou próximos a piscinas, banheiros e áreas externas.


“A adoção de medidas simples no dia a dia contribui para férias mais tranquilas, seja com a casa vazia ou com a alegria das crianças brincando na residência. A prevenção é sempre o melhor caminho para garantir a segurança da família”, orienta Bruno Mendonça, gestor da EDP.


 


Confira dicas básicas de segurança elétrica durante as férias escolares:


 


· Retire da tomada aparelhos que não estiverem em uso


· Evite o uso de extensões, “Ts” e adaptadores improvisados


· Verifique se fios e tomadas estão em bom estado


· Não utilize aparelhos eletrônicos (Tablets / Celulares) enquanto estiverem conectados na tomada


· Utilize protetores de tomada em casas com crianças


· Não manuseie aparelhos elétricos com o corpo molhado


Mais informações sobre segurança com energia podem ser acessadas em www.edp.com.br/seguranca.


A EDP orienta que, qualquer ocorrência envolvendo a rede de distribuição de energia elétrica da rua, como o caso de fio caído, é importante manter a distância e comunicar a concessionária pelos canais de atendimento:


Whatsapp: (27) 99772-2549

Site: www.edp.com.br

Telefone: 0800 721 0707

Postar um comentário

Postar um comentário