DESTAQUE

Mansão em bairro nobre de Linhares é flagrada em furto de energia

 


A fraude foi identificada e o proprietário da residência  conduzido para a delegacia 


Uma operação realizada pela EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, e a Polícia Civil identificou um furto de energia em uma casa de alto padrão localizada no bairro Três Barras, área nobre de Linhares.

Durante a inspeção, as equipes constataram fraude no medidor de energia elétrica, que impedia o registro correto do consumo do imóvel, caracterizando o crime de furto de energia. A irregularidade foi imediatamente desfeita pela EDP, com a substituição do equipamento e a regularização do fornecimento.

O proprietário do imóvel foi conduzido à sede da Delegacia Regional de Linhares para a adoção dos procedimentos cabíveis. A ação contou com o apoio de policiais civis do Departamento de Investigações Criminais (Deic), de Vitória, e peritos do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica.


O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa. Além das sanções criminais, o responsável deverá ressarcir os valores referentes à energia não faturada, conforme regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além dos custos administrativos e operacionais.

A EDP reforça que fraudes e ligações irregulares representam riscos à segurança, podendo causar choques elétricos, curtos-circuitos e incêndios. A distribuidora mantém ações contínuas de fiscalização em todo o Espírito Santo para combater perdas elétricas e assegurar a qualidade e a segurança do fornecimento de energia à população.


Postar um comentário

Postar um comentário