AGENDA CULTURAL

Escolas do Grupo Especial do Carnaval de Vitória vão desfilar em dois dias neste ano; fique de olho nas mudanças

 


 


Pela primeira vez, os desfiles das escolas do Grupo Especial do Carnaval de Vitória 2026 serão distribuídos em dois dias — sexta-feira (6) e sábado (7) de fevereiro — no Sambão do Povo. A mudança estratégica busca melhorar a experiência do público e atende a uma demanda antiga das agremiações. Com a divisão, cinco escolas se apresentam em cada noite, reduzindo a chance de que as últimas entrem na avenida já sob a luz do sol, fator que interfere diretamente na proposta visual dos desfiles. A medida também favorece a logística de concentração e dispersão das alegorias e demais elementos cenográficos, tornando a operação mais organizada e eficiente.


 


A expectativa da Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge) é de público recorde nos dois dias de desfiles do Grupo Especial. Segundo o presidente Liga, Edson Neto, o novo formato foi pensado e planejado de forma estratégica e organizada, acompanhando o crescimento constante das escolas e a ampliação do espetáculo, mesmo com o Sambão do Povo mantendo o mesmo espaço físico. “Essa organização é fundamental para garantir mais fluidez ao desfile e melhores condições tanto para quem faz quanto para quem assiste à folia, reduzindo as chances de as últimas escolas entrarem na avenida sob a luz do dia e diminuindo o desgaste físico provocado pelo tempo de espera, tanto dos participantes quanto do público”, destaca.


 


Nos dois dias de apresentações do Grupo Especial, os desfiles terão início a partir das 22h, com abertura do Sambão do Povo ao público às 19h. Já o antigo Grupo de Acesso, agora chamado de Série Ouro, passa a ter um fim de semana exclusivo para seus desfiles, que acontecem nos dias 13 e 14 de fevereiro, no fim de semana seguinte ao do Grupo Especial, também no Sambão do Povo. A separação amplia a visibilidade dessas escolas e reforça o protagonismo de quem disputa o acesso à elite do Carnaval capixaba.


 


O novo modelo reforça o compromisso do Carnaval de Vitória com a profissionalização, a sustentabilidade do evento e a valorização de quem constrói a festa. “O Carnaval movimenta milhares de pessoas, gera empregos e fortalece a identidade cultural do Espírito Santo. Pensar nesse novo formato é pensar nas pessoas que fazem o espetáculo e prestigiam a folia. Muitas pessoas do Grupo Especial, por exemplo, após o desfile de sua agremiação, apoiam as escolas da Série Ouro na construção das apresentações”, afirma o presidente da Liesge.


 


Ingressos


Para quem quer acompanhar a folia nos dias dos desfiles do Grupo Especial nos dias 6 e 7 de fevereiro, os ingressos estão disponíveis no Brasil Ticket (https://brasilticket.com.br/) e também podem ser comprados nos pontos físicos, sem taxa: no Sambão do Povo, durante os Ensaios Técnicos e na Arena de Verão, na Praia de Camburi, em Vitória. Os valores partem de R$ 100 por dia, enquanto o passaporte para os dois dias de desfile pode ser adquirido a partir de R$ 150.


 


Ensaios técnicos concluídos até o fim de janeiro


Até o dia 31 de janeiro, toda a estrutura do Sambão do Povo estará montada, incluindo camarotes, iluminação, sonorização e áreas técnicas. Até essa data, todas as escolas do Grupo Especial também terão finalizado seus ensaios técnicos na avenida, garantindo tempo suficiente para ajustes finais antes do desfile oficial.


 


Próximos Ensaios Técnicos


24 de janeiro


20h30 – Andaraí e MUG


 


31 de janeiro


20h30 – Chegou o Que Faltava e Boa Vista


 


Ordem dos Desfiles 2026


 


Sexta-feira (06/02/2026)


Pega no Samba


Novo Império


Unidos de Jucutuquara


Mocidade Unida da Glória (MUG)


Imperatriz do Forte


 


Sábado (07/02/2026)


Rosas de Ouro


Unidos da Piedade


Independente de Boa Vista


Chegou o Que Faltava


Andaraí


 


Enredos 2026 – Grupo Especial


Pega no Samba – Okê Caboclo Sete Flechas – Guardião Ancestral da Natureza


Novo Império – Aruanayê: Guardiãs dos Mistérios Ancestrais


Jucutuquara – Arreda Homem que Aí Vem Mulher


MUG – O Diário Verde de Teresa


Imperatriz do Forte – Xirê – Festejos às Raízes


Rosas de Ouro – Cricaré das Origens, o Brasil que Nasce em São Mateus


Piedade – O Canto Livre de Papo Furado


Boa Vista – João do Congo: A Voz que Dança nas Folhas da Resistência


Chegou o Que Faltava – Orí – Sua Cabeça é Seu Guia


Andaraí – 01/12/46


 


Acesse o link, dê o play e curta todos os sambas-enredo do Carnaval de Vitória 2026 na playlist oficial, com as versões de estúdio: https://linktr.ee/liesge?utm_source=linktree_profile_share&ltsid=fa983d22-0f3e-4058-b7ac-acb10d46f02a


 


Escolas da Série Ouro – Carnaval de Vitória 2026


Unidos de Barreiros


Chega Mais


Independente de Eucalipto


Tradição Serrana


Independentes de São Torquato


União Jovem de Itacibá


Mocidade da Praia


Império de Fátima


Mocidade Serrana

Postar um comentário

Postar um comentário