DESTAQUE

Distribuidoras de bebidas são flagradas furtando energia na Grande Vitória

 




Irregularidades foram constatadas durante ações conjuntas da EDP e Polícia Civil

 

 

Vitória, 29 de janeiro de 2026 – Técnicos da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, flagraram distribuidoras de bebidas com irregularidades que impediam o registro correto do consumo de energia em bairros de Vitória e da Serra.


Na terça-feira (27), as equipes identificaram irregularidades em duas distribuidoras de bebidas, com unidades localizadas nos bairros Maria Ortiz e Jabour, em Vitória. Nos locais, foi constatada fraude no medidor de energia, impedindo o faturamento por parte da concessionária. No bairro Jabour, a irregularidade alimentava toda a distribuidora, além de uma loja de salgados e uma residência.


Na quarta-feira (28), outra distribuidora de bebidas foi fiscalizada no bairro São João, no município da Serra, onde também foi constatada irregularidade no sistema de medição. Os técnicos retiraram o medidor e deixaram o estabelecimento desligado.


A operação contou com o apoio de policiais civis do Departamento de Investigações Criminais (Deic), de Vitória, e peritos do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica.


O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa. Os responsáveis pelos estabelecimentos são obrigados a ressarcir os valores referentes à energia não faturada, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além dos custos administrativos e operacionais.


A EDP reforça que irregularidades e ligações clandestinas causam prejuízo coletivo e representam riscos à segurança da população, podendo provocar curtos-circuitos, choques elétricos e incêndios. As ações de fiscalização são contínuas e integram o programa permanente de combate às perdas elétricas no Espírito Santo.

Postar um comentário

Postar um comentário