Comitê Operacional de Crise encerra trabalhos após três dias e soma 119 atendimentos em Colatina

Estrutura emergencial coordenada pela Defesa Civil atuou de forma integrada para responder aos impactos das tempestades do início do ano no município
O Comitê Operacional de Crise da Prefeitura de Colatina foi oficialmente desmobilizado, nesta quinta-feira (8), após três dias de trabalhos intensos, encerrando uma ação estratégica que resultou em 119 atendimentos relacionados aos efeitos das fortes chuvas registradas no início de 2026. A estrutura emergencial reuniu diversas secretarias e forças de segurança para dar respostas rápidas às ocorrências em diferentes regiões da cidade.
A Prefeitura de Colatina e o Corpo de Bombeiros compartilharam informações, alinharam decisões e executaram ações simultâneas, o que permitiu mais agilidade na resposta às ocorrências e melhor uso dos recursos públicos. Somente nos atendimentos coordenados diretamente pelo Comitê, foram registrados 23 chamados na segunda-feira (5), 30 na terça-feira (6) e 24 na quarta-feira (7). A esses números somam-se 42 atendimentos da Secretaria Municipal de Assistência Social, que também integrou a força-tarefa, totalizando as 119 ações em três dias.
Com o encerramento do Comitê Operacional de Crise, os atendimentos passam a ser absorvidos pela rotina das secretarias municipais, que seguem monitorando pontos críticos e dando continuidade aos serviços necessários. "Mesmo com a desmobilização do Comitê, os atendimentos aos afetados continuarão pelas secretarias conforme a responsabilidade das demandas. Porém, o comitê pode ser reativado a qualquer momento, dependendo das condições climáticas ", explica o capitão Scottá, coordenador da Defesa Civil de Colatina.

À frente do Comitê, Scottá avaliou positivamente a atuação conjunta das equipes. "O Comitê cumpriu seu papel de forma eficiente, com integração entre as secretarias e resposta rápida às demandas da população. Atuamos desde situações de risco estrutural até atendimentos sociais, sempre priorizando a segurança das pessoas", destacou.
Entre as principais ações realizadas estiveram a doação de telhas a famílias atingidas, vistorias de destelhamentos e áreas de risco, desobstrução de vias e galerias, cortes de árvores, atendimentos a deslizamentos de taludes, ocorrências envolvendo redes de água e energia, além de apoio a situações emergenciais como incêndios, quedas de marquises e ataques de abelhas. Os trabalhos mobilizaram equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, SANEAR, SEMOB, SEMDIR, Seduma e outras pastas.
As ocorrências atendidas abrangeram bairros como Maria das Graças, Vila Lenira, São Silvano, Esplanada, São Judas Tadeu, Barbados, Colatina Velha, São Vicente, Bela Vista, Centro, Mário Giurizato, entre outros, além de ações em áreas rurais, como o patrolamento de vias em Itapina.

Além do atendimento emergencial, o Comitê teve papel preventivo, com vistorias técnicas em áreas de risco, monitoramento de encostas, avaliação de estruturas comprometidas e intervenções antecipadas para evitar agravamento dos danos. Segundo o capitão Scottá, a experiência reforça a importância de manter protocolos testados e equipes capacitadas. "Esse trabalho integrado nos permite estar mais preparados para novos eventos climáticos, com processos ajustados e respostas cada vez mais rápidas", afirmou.
Informações à Imprensa:
Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social
(27) 3177.7000
imprensa@colatina.es.gov.br
Postar um comentário