Sorveteria e distribuidora de bebidas são flagradas furtando energia em Cariacica

Irregularidades foram identificadas durante ação de fiscalização realizada nesta terça-feira
Técnicos da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, com apoio da Polícia Civil, identificaram furtos de energia em dois estabelecimentos comerciais no bairro Santo André, em Cariacica. As fiscalizações ocorreram nesta terça-feira e apontaram irregularidades em uma sorveteria e em uma distribuidora de bebidas.
Nos dois pontos comerciais, foi identificada fraude no medidor de energia, que impedia o registro correto do consumo pela medição, caracterizando o crime. Na sorveteria, os técnicos da concessionária desfizeram a irregularidade e o fornecimento permaneceu regularizado após a intervenção. O proprietário foi conduzido à sede do Departamento de Investigações Criminais (Deic), onde foi apresentado à autoridade policial.
Na distribuidora de bebidas, o desvio também foi identificado e corrigido, porém o local permaneceu desligado. Assim como no primeiro caso, o responsável pelo estabelecimento foi conduzido ao Deic.
A operação contou com o apoio de policiais civis do Departamento de Investigações Criminais (Deic), de Vitória, e peritos do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica.
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de reclusão de 1 a 4 anos, além de multa. Os proprietários flagrados devem ressarcir os valores referentes à energia consumida e não registrada, incluindo custos administrativos e operacionais previstos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A EDP reforça que o furto de energia oferece riscos graves à segurança da população, podendo provocar choques elétricos, curtos-circuitos e incêndios. As ações de fiscalização seguem de maneira contínua como parte do programa de combate às perdas de energia no Espírito Santo.
Postar um comentário