Na foto: Luiz Ciciliotti, presidente do TCE-ES; Luís Filipe Vellozo, presidente do Sindace-ES, e Adila Damiani, diretora executiva da Transparência Capixaba
O novo presidente do Sindace - Sindicato dos Auditores de Controle Externo do Espírito Santo, Luís Filipe Vellozo, assumiu o cargo nesta terça-feira (16) na sede do Sindicato, na Enseada do Suá, em Vitória, destacando a união da categoria, o diálogo e a valorização do seu papel na sociedade. A função do auditor é fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, produzindo estudos e relatórios técnicos que subsidiam as decisões do Tribunal de Contas.
Estiveram na posse o presidente do TCE, Luiz Carlos Ciciliotti; a secretária-geral de controle externo, Simone Velten; o ex-conselheiro do TCE Sérgio Borges; a diretora executiva da Transparência Capixaba, Adila Damiani; o ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas, entre outros.
"Um dos focos da nossa gestão será a valorização da categoria, gerando na sociedade a percepção de valor público do nosso trabalho, o que legitima as nossas demandas. Temos o objetivo de ampliar o diálogo institucional com o Tribunal de Contas e demais instituições do Estado, como o Ministério Público, a Assembleia Legislativa, a OAB, a Transparência e o próprio governo do Estado, fortalecendo o Sindicato como a voz da categoria", disse Luís Felipe.
O presidente do TCE, Luiz Ciciliotti, também reforçou a importância do diálogo, relembrando os tempos em que militava no movimento sindical, na época da ditadura militar. "Alguns companheiros de sindicato tinham posições mais extremas, mas eu sempre defendi o diálogo e as portas estarão sempre abertas para conversar com vocês", disse Ciciliotti.
O ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas, filho de Mariazinha Vellozo Lucas, falecida em 2021 e que atuou durante 22 anos no Tribunal de Contas do Estado, sendo 10 anos como presidente, destacou a importância do Tribunal e dos auditores para a democracia. "O trabalho técnico dos auditores e do Tribunal é fundamental para levar informação para a sociedade, para que ela faça seu juízo. Isso amplia a confiança e o capital cívico, para fortalecer as instituições democráticas", disse Luiz Paulo.
A eleição da atual chapa foi no mês passado e o mandato vai até 2029.

Postar um comentário