Garantir equipamentos certificados e evitar a sobrecarga nas tomadas estão entre as orientações para um Natal seguro
Com a chegada do período natalino, começam os preparativos para enfeitar casas e comércios. Entre luzes, pinheiros e ornamentos, um aspecto não pode ser esquecido: a segurança. A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, reforça ainda que é preciso atenção em relação à rede elétrica para evitar acidentes e garantir uma celebração tranquila.
A sobrecarga em tomadas é uma das principais causas de incêndios e pode aumentar durante o período festivo. Durante o ano de 2024 houve elevação de 23% nesse tipo de ocorrência no Brasil em comparação a 2023, e 43% dos episódios aconteceram dentro de residências, segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2025, produzido pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel).
Por isso, é fundamental utilizar dispositivos adequados e de qualidade. “O excesso de adaptadores (“Ts” ou benjamins) em uma mesma tomada pode provocar aquecimento e sobrecarga. A alternativa mais segura é recorrer a filtros de linha certificados, que possuem proteção contra picos de energia”, informa o gestor da EDP, Filipe Lima.
Para os tradicionais pisca-piscas, a recomendação é priorizar modelos com lâmpadas de LED, que consomem menos energia, têm maior durabilidade e ajudam a evitar surpresas na conta de luz. Em áreas externas, devem ser escolhidos produtos específicos para ambientes expostos, garantindo resistência à chuva e aos ventos.
“O período exige maior atenção não apenas aos materiais utilizados nos ornamentos, mas também às instalações elétricas. É importante observar possíveis sinais de desgaste dos fios e qualquer mau funcionamento, eliminando qualquer tipo de risco à segurança. Para isso, vale engajar toda a família nesta conscientização”, acrescenta o gestor da EDP.
Confira abaixo outras dicas para aproveitar o período natalino de forma segura:
· Consulte um eletricista caso deseje elaborar uma decoração mais complexa. O profissional poderá avaliar as condições da instalação e indicar eventuais ajustes.
· Árvores de Natal com estrutura metálica devem estar bem isoladas, já que o material é condutor de eletricidade.
· Evite passar fios por baixo de tapetes ou atrás de cortinas, pois isso favorece o aquecimento e pode provocar acidentes.
· Durante a montagem, mantenha os equipamentos desligados, utilize calçados e certifique-se de que o piso esteja seco.
· Não toque na iluminação ligada se estiver descalço ou com mãos e pés molhados.
· Em instalações externas, observe a distância da rede de distribuição da concessionária.
· Utilize produtos com proteção adequada para ambientes abertos, prevenindo danos em caso de chuva ou ventania e riscos de curto-circuito.
· Em caso de falta de energia, verifique primeiro o quadro de disjuntores antes de acionar a distribuidora.
A EDP desenvolve ações permanentes de conscientização sobre o uso seguro da energia elétrica em sua área de concessão, por meio de ações nas comunidades e entrega de materiais educativos. Mais informações estão disponíveis em www.edp.com.br/seguranca.
Vale destacar que, em situações que envolvam a rede de distribuição de energia elétrica da EDP, a concessionária deve ser acionada imediatamente pelos canais de atendimento, gratuitos e disponíveis 24 horas:
. Site: www.edp.com.br
· WhatsApp (27) 99772-2549
· Central de Atendimento: 0800 721 0707
Sobre a EDP na América do Sul
O grupo EDP está presente em quatro regiões: América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos e solares, com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo. A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída e venda de energia no mercado livre. Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP é reconhecida como uma das empresas de energia elétrica mais sustentáveis do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nos mercados da Europa e da América do Sul, a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2025, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos.

Postar um comentário