Cultura e turismo impulsionam eventos, identidade e desenvolvimento em Colatina em 2025

Agenda diversificada, projetos estruturantes e apoio a iniciativas comunitárias reforçaram a identidade cultural, movimentaram a economia criativa e posicionaram Colatina como destino turístico ao longo do ano
Ao longo de 2025, a Prefeitura de Colatina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, promoveu uma agenda cultural e turística movimentada no município. Foram diversas ações entre eventos realizados, apoios institucionais, projetos estruturantes e políticas públicas, alcançando diferentes regiões da cidade, bairros, distritos e comunidades, com impacto direto na economia criativa, no turismo, no comércio local e na valorização da identidade colatinense.
A programação incluiu grandes eventos realizados pela Prefeitura, como o Carnaval, a Festa da Cidade, a Vila de Páscoa, o FenaViola, as edições do Sunset – experiências ao pôr do sol, o além do Festival Riquezas da Terra, ações que fortaleceram o calendário oficial, atraíram visitantes e movimentaram a cidade ao longo de todo o ano. Também se destacaram projetos inovadores, como o Redescobrindo Colatina, que teve ampliação com a escolha das 7 Maravilhas de Colatina, a abertura do Cristo Redentor aos fins de semana e a criação de exposições fotográficas no monumento.
Além das realizações diretas, a Secretaria apoiou dezenas de eventos comunitários, religiosos, culturais, esportivos e turísticos, como encontros de motociclistas, festas tradicionais, eventos gastronômicos, musicais, literários e ações em parceria com paróquias, associações, coletivos culturais e instituições. O apoio se estendeu tanto à área urbana quanto a distritos como Itapina e São João Pequeno, reforçando a descentralização das ações culturais e o fortalecimento das tradições locais.

Na área de gestão cultural e turística, 2025 também marcou avanços estruturantes, como a criação do Fundo Municipal de Cultura, a ativação dos Conselhos de Cultura e Turismo, a execução e adesão aos ciclos da Política Nacional Aldir Blanc, a prestação de contas da Lei Paulo Gustavo, a ampliação do horário de funcionamento da Biblioteca Pública, a abertura aos sábados com atividades culturais e a criação de novos projetos de formação, como turmas de dança e o Projeto Tum Tum nos bairros.

Para a secretária municipal de Cultura e Turismo, Loressa Campostrini, o balanço do ano reflete uma política pública que entende cultura e turismo como vetores de desenvolvimento. "Em 2025, trabalhamos para que a cultura estivesse presente em todos os territórios e para que o turismo fosse pensado de forma estratégica, sustentável e conectada com a identidade de Colatina. Cada evento, projeto e ação tiveram como foco gerar pertencimento, movimentar a economia, valorizar nossos talentos e fortalecer a cidade como destino cultural e turístico", destacou.
Postar um comentário