Foto : Werleyson Carvalho e Júnior Danta
Talento, dedicação e espírito de superação marcaram a noite desta quinta-feira (18), durante a realização da 2ª edição do Prêmio Melhores do Esporte Capixaba. O evento, realizado no cerimonial Le Buffet Master, em Vitória, reuniu atletas, paratletas, autoridades e convidados para celebrar conquistas que levaram o nome do Espírito Santo aos pódios do Brasil e do mundo ao longo de 2025.
Ao todo, mais de 100 atletas e paratletas, representantes de 39 modalidades esportivas, foram indicados por meio de um processo criterioso em três etapas: indicações das federações esportivas, avaliação de um júri especializado e votação popular. O formato garantiu representatividade, critério técnico e participação da sociedade.
Entre os momentos mais aguardados da noite esteve a premiação das categorias Melhor Atleta do Ano e Melhor Paratleta do Ano, que reuniu destaques de modalidades como ciclismo, ginástica rítmica e natação paralímpica. Na categoria atleta, foram finalistas Filipe Almeida Rabello (taekwondo), Nara Faria da Silva (ciclismo) e Sofia Madeira Pereira (ginástica rítmica). Já entre os paratletas, concorreram Mariana Gesteira (natação paralímpica), Gabriel Feitosa de Lima (rugby em cadeira de rodas) e Érica da Rosa Rodrigues (paratriathlon). Os títulos ficaram com Sofia Madeira Pereira e Mariana Gesteira.
O Prêmio Melhores do Esporte Capixaba é uma realização da Premium Comunicação Integrada de Marketing, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC), com patrocínio master da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) e patrocínio dos Supermercados BH e da Fiat Podium. A iniciativa reafirma o compromisso com o fortalecimento da cultura esportiva no Espírito Santo.
A solenidade contou com a presença do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e do vice-governador Ricardo Ferraço, além dos secretários José Carlos Nunes (Esportes), Júnior Abreu (Casa Civil) e Benício Costa (Fazenda), do diretor do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, dirigentes esportivos, atletas e convidados.
Pelo segundo ano consecutivo, o governador Renato Casagrande foi homenageado na categoria “Governador”, em reconhecimento ao apoio e ao incentivo às políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do esporte no Espírito Santo.
Durante o discurso, Casagrande destacou a importância do evento e lembrou que, além de investir em políticas públicas, faz questão de ser exemplo. “Quando se fala em investimento, logo se pensa em construção de rodovias, mas investir também é garantir campo ‘bom de bola’, ginásios e equipamentos que promovam qualidade de vida. Esse prêmio também reconhece meu empenho nas corridas e em outras atividades físicas que faço questão de praticar, porque acredito que precisamos ser exemplo positivo para as futuras gerações”, afirmou.
A homenagem foi entregue por Álvaro Moura, diretor da Premium Comunicação Integrada de Marketing, que ressaltou a relevância da premiação. “Esta é a sexta edição do evento, que ficou parado por muitos anos e foi retomado no ano passado. O Prêmio Melhores do Esporte tem dois objetivos principais: valorizar o esporte capixaba e dar credibilidade às iniciativas que fortalecem a cadeia produtiva do esporte no estado. O resultado está neste palco, com a participação de 39 federações, 14 jurados especializados e mais de 100 atletas indicados”, destacou.
Durante a cerimônia, o júri especializado também foi homenageado pelo trabalho técnico e responsável na avaliação dos atletas indicados pelas federações. Outro momento de destaque foi a homenagem a grandes nomes que marcaram a história do esporte capixaba, com trajetórias eternizadas na Calçada da Fama da Sesport.
Homenageados na Calçada da Fama da Sesport
Adalberto Rodrigues (tênis em cadeira de rodas)
Alexandra Nascimento (handebol)
Alison Cerutti “Mamute” (vôlei de praia)
Anderson Varejão (basquete)
Bruno Conde (karatê)
Daniel Mendes (paratletismo)
Duda Brasil (futebol de areia)
Esquiva Falcão (boxe)
Fábio Luiz Magalhães (vôlei de praia)
Fontana – José de Anchieta Fontana (futebol – in memoriam)
Frank Brown (voo livre)
Geovani Silva (futebol)
Geovanna Santos (ginástica rítmica)
Juliétty Tesch (vela)
Loiola (vôlei de praia)
Natália Gaudio (ginástica rítmica)
Neymara Carvalho (bodyboard)
Nilo Etienne Duarte (futsal – in memoriam)
Patrícia Pereira (natação paralímpica)
Paulo André Camilo (atletismo)
Pierre Almeida (futebol de areia)
Richarlison (futebol)
Tayanne Mantovanelli (ginástica rítmica)
Venicius “Buru” Ribeiro (futebol de areia)
O secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, destacou a premiação como instrumento de valorização dos atletas e de fortalecimento do esporte capixaba, especialmente em modalidades que exigem investimento contínuo, formação de base e apoio institucional. “Foram mais de R$ 634 milhões investidos no esporte nos últimos três anos. Vamos seguir com essa dedicação, porque, mais do que investir no atleta, estamos apoiando as famílias e os técnicos que estão por trás de cada um dos mais de 100 indicados”, afirmou.
Ao celebrar modalidades tradicionais e emergentes — do remo de praia, em expansão no litoral capixaba, ao triathlon, que exige excelência física e mental —, o Prêmio Melhores do Esporte Capixaba 2025 reafirma seu papel de reconhecer talentos, incentivar novas gerações e consolidar o esporte como símbolo de superação, identidade e orgulho do Espírito Santo.
Vencedores do Prêmio Melhores do Esporte Capixaba 2025
Atletismo: Josué Alves Menezes
Basquetebol: Juan Alves Gama
Basquete em Cadeira de Rodas: Paola Klokler
Bodyboarding: Maíra Viana
Boxe: Leonardo Negrelli
Brazilian Grappling: Lorenzo Moura Pimentel
Ciclismo: Nara Faria
Fisiculturismo: Larissa Gonçalves
Full Contact: Douglas Rossini
Futsal: Estevão Santana Soares
Ginástica Rítmica: Sofia Madeira Pereira
Handebol: Rafaella Damaceno de Paula
Jiu-Jitsu: Sthefany Carvalho Vieira
Judô: Marcello Segantine Medeiros
Karatê: Claudina Aguiar
Kickboxing: Denis da Silva de Souza
Motociclismo: Késsia Pires Tristão
Muaythai: Lucas Neves Dalapico
Natação: Matheus Machado Ngome
Natação Paralímpica: Mariana Gesteira Ribeiro
Paraciclismo: Bruno Freitas de Moraes
Para Jiu-Jitsu: Wesley Silva Monteiro
Paratriathlon: Érica da Rosa Rodrigues
Pesca: Frederick Martins
Remo: Clara Abikahir Tomaz
Remo Adaptado: Keisy de Alcântara Bonine
Remo de Praia: Vangelys Reike Pereira
Rugby em Cadeira de Rodas: Gabriel Feitosa de Lima
Surfe: Kalleb Henrique
Parasurfe: Aline Lopes Dias Ferreira
Taekwondo: Filipe Almeida Rabello
Tênis de Mesa: Leandro Rossini
Tiro com Arco: Clarice Cestari Leitão
Tiro com Arco Paralímpico: Nelson Santos Silva
Tiro Prático: Carlos Eduardo Machado Aguiar
Triathlon: Isabela Chen
Vela: Lívia Tavares Martini Quintas
Voleibol de Praia: Thamela Coradello Galil
Wrestling: Enzo Pegorette

Postar um comentário