EDUCAÇÃO

Conecta Jovem: Estudantes de Linhares realizam teste vocacional

conecta-jovem:-estudantes-de-linhares-realizam-teste-vocacional

A ação de orientação vocacional foi direcionada para 60 estudantes matriculados na unidade de ensino, que realizaram testes psicológicos e vocacionais.

Descobrir a carreira ideal é quase sempre uma missão que desperta muita ansiedade entre os jovens. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio do programa Conecta Jovem, proporcionou aos jovens estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José de Caldas Brito um momento de interação e aconselhamento, para que eles possam compreender melhor seus atributos pessoais e potenciais para o futuro.

A ação de orientação vocacional foi direcionada para 60 estudantes matriculados na unidade de ensino, que realizaram testes psicológicos e vocacionais.

Com o apoio de psicólogas, os jovens participaram de palestras e rodas de conversa sobre carreiras. A aplicação dos testes psicológicos, como parte do mapeamento de perfil e potencial, seguiu o método QUATI — empregado em processos de orientação vocacional para identificar o perfil individual e adequação a diferentes carreiras.

Também foi realizada uma análise individual, visando compreender o perfil e as aptidões de cada aluno.

Isabelli Macedo Camara, de 18 anos, participou dos testes vocacionais. "Foi uma experiência bem interessante pra mim. Conversar com os psicólogos ajudou bastante, me ajudou a identificar qual caminho seguir. As perguntas me fizeram pensar sobre o que eu realmente gosto e no tipo de ambiente em que eu me imagino trabalhando no futuro. Quero ser professora da educação infantil, afinal, sou apaixonada por crianças".

O Conecta Jovem quer preparar os estudantes do ensino médio de Linhares para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo. Além do teste vocacional, os 60 alunos selecionados passarão por treinamento em habilidades essenciais, como comunicação, elaboração de currículo, técnicas de entrevista e postura profissional. No decorrer do programa, os jovens também serão encaminhados a oportunidades de emprego.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Franco Fiorot, a iniciativa representa uma chance de os estudantes escolherem seu futuro profissional com mais tranquilidade. Segundo ele, "o uso da neuropsicologia e de testes vocacionais beneficia tanto o jovem quanto o empregador. Essa orientação assertiva, promovendo o desenvolvimento pessoal, é o objetivo do nosso programa."

O Conecta Jovem conta com o apoio dos seguintes parceiros – Faculdade Anhanguera, a secretaria municipal de Assistência Social, Adel, Sindimol e Espírito Hub.

Postar um comentário

Postar um comentário