CIDADES

Colatina ampliou acesso à ciência e impulsionou inovação com ações estratégicas em 2025

Abertura do Centro de Ciência ao público e VII EPICO estão entre as principais iniciativas da Secretaria Ciência, Tecnologia e Inovação este ano

Ciência, inovação e empreendedorismo ganharam protagonismo em Colatina durante 2025. Por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), o município ampliou o acesso ao conhecimento científico, fortaleceu o ecossistema de inovação e estimulou o empreendedorismo regional.

Entre os principais destaques do ano está o início das operações no Centro de Ciência de Colatina, que passou a receber exposições, eventos e visitas educativas. O espaço firmou parcerias com instituições como a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e museus nacionais, recebendo exposições como "Cientistas do Brasil – 100 Anos" e "Vidas em Cordel". As atividades de astronomia, com sessões no Planetário e observações com telescópios, já atenderam mais de 26 escolas e envolveram cerca de 3 mil estudantes.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Knup, reforça que o Centro de Ciência é um local estratégico para impulsionar a inovação no município.

 "O Centro de Ciência de Colatina é um lugar onde as pessoas podem ter acesso a ciência e informação. É um espaço de popularização da ciência, assim como ponto de encontro para fomentar a inovação e construir uma cidade mais inteligente e conectada", ressalta.

Telescópio do Centro de Ciência de Colatina

O Centro de Ciências foi o local onde ocorreu outra ação importante de 2025: o VII Encontro pela Inovação de Colatina (EPICO). A sétima edição do evento ocorreu em março e contou com palestras, painéis e debates sobre inovação, tecnologia e desenvolvimento regional. O encontro reuniu mais de 600 participantes, entre empresários, startups e pesquisadores.

No VII EPICO, houve o lançamento da segunda edição do Programa Gênesis e da Maratona de Inovação, duas outras iniciativas relevantes da SECTI. Voltado para o empreendedorismo regional, o Programa Gênesis ampliou seu alcance e recebeu 246 propostas este ano. Já a Maratona de Inovação teve como objetivo a construção de soluções para desafios públicos regionais. Ela reuniu mais de 50 participantes de Colatina, Baixo Guandu e Marilândia no Centro de Ciência do município.

Lucas Knup em evento do Programa Gênesis

Mais uma iniciativa que impulsionou a inovação regional em 2025 foi o Inovalab, que conecta empresas locais a soluções propostas por startups. A terceira edição do programa envolve cinco empresas, com desafios estratégicos nas áreas de gestão pública em saúde, indústria, energia e confecção.

A atuação da SECTI se estendeu ainda à educação básica com a realização da I Mostra de Ciências de Colatina, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Integrado ao programa Mais Ciência na Escola Capixaba, o evento reuniu escolas municipais, professores, estudantes e instituições parceiras, promovendo a cultura científica e incentivando o protagonismo estudantil.

"O nosso esforço tem sido fazer com que a inovação deixe de ser algo distante e passe a fazer parte da vida das pessoas. Quando um estudante visita o Centro de Ciência ou participa de uma mostra científica, estamos estimulando novas perspectivas para o futuro", afirma o secretário Lucas.

Fotos: Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Colatina.

Postar um comentário

Postar um comentário