Veneza impede entrada de Greta Thunberg após protesto que tingiu o Grande Canal de verde
Ativistas do Extinction Rebellion usaram corante ecológico para chamar atenção para questões climáticas; medida vale por 48 horas
A ativista ambiental Greta Thunberg e outros 35 integrantes do grupo Extinction Rebellion foram impedidos de entrar em Veneza, na Itália, por 48 horas após uma ação realizada no último sábado (22). O grupo utilizou um corante biodegradável para tingir de verde o Grande Canal, um dos principais cartões-postais da cidade, como forma de protesto contra a falta de avanços mais significativos em políticas climáticas.
Segundo autoridades italianas, o material usado não oferece riscos ambientais, mas o ato foi considerado uma infração administrativa. Por isso, Greta e os demais ativistas receberam multa de 150 euros cada.
A manifestação ocorreu poucas horas antes da aprovação, na COP30, em Belém, de um documento que não inclui compromissos imediatos para abandono dos combustíveis fósseis — pauta recorrente dos movimentos climáticos.
A ação em Veneza fez parte de uma série de intervenções semelhantes promovidas pelo Extinction Rebellion em fontes, canais e rios de outras cidades italianas, todas com uso do mesmo corante ecológico.

Postar um comentário