DESTAQUE

Trecho ferroviário entre Santa Leopoldina e Anchieta não será mais executado pela Vale


Ministério dos Transportes confirma mudança no planejamento da EF-118; novo leilão está previsto para 2026


O Ministério dos Transportes confirmou que a Vale não será mais responsável pela construção do trecho de aproximadamente 80 quilômetros da futura Estrada de Ferro 118 (EF-118) entre Santa Leopoldina, na Região Serrana, e Anchieta, no Litoral Sul do Espírito Santo. A alteração foi anunciada após atualização da carteira de projetos ferroviários prevista para os próximos anos.


A EF-118 é planejada para conectar os portos do Espírito Santo e do Rio de Janeiro à malha ferroviária nacional, ampliando a capacidade logística da região. No entanto, a primeira fase que irá a leilão — prevista para junho de 2026 — corresponde a outro segmento: o trajeto entre Santa Leopoldina e São João da Barra, no Rio de Janeiro, onde está localizado o Porto do Açu. Esse trecho possui cerca de 250 quilômetros.


No início deste ano, o Ministério dos Transportes havia firmado um acordo preliminar com a Vale, que assumiria a construção dos 80 quilômetros entre Santa Leopoldina e Anchieta, além de um ramal adicional de 10 quilômetros até o Porto de Ubu. Entretanto, a pasta esclareceu que o entendimento não avançou, e a responsabilidade pela implantação desse segmento não ficará mais com a mineradora.


Com a mudança, o governo federal deverá definir um novo modelo para execução do lote que inclui o trecho capixaba ainda não contemplado.

Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário