CIDADES

Operação no norte do Estado flagra fraude de energia em transportadora em Conceição da Barra

 

Irregularidade foi detectada durante ação conjunta da EDP e Polícia Civil

 


Técnicos da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, em parceria com a Polícia Civil, identificaram um furto de energia em uma transportadora localizada no distrito de Sayonara, em Conceição da Barra. A inspeção foi realizada após denúncia que apontava possíveis irregularidades nas instalações elétricas do imóvel.


Durante a ação, as equipes constataram uma ligação direta trifásica conectada à rede da EDP, sem qualquer medição para registro de consumo ou faturamento. O ramal clandestino seguia para o interior do imóvel e alimentava parte da empresa.


A operação contou com o apoio de policiais civis do Departamento de Investigações Criminais (Deic), de Vitória, que realizaram a perícia e os procedimentos legais no local. A Polícia Civil instaurará inquérito para apurar o caso.

 

Outras duas irregularidades na região 

Em outra inspeção realizada em um imóvel de comércio e residência em Itauninhas, distrito de São Mateus, equipes da EDP e da Polícia Civil encontraram uma ligação direta na unidade. A proprietária relatou ter adquirido o imóvel há cerca de um ano, após período como locatária. Ela foi encaminhada à Delegacia Regional de São Mateus para apresentação à autoridade policial e adoção das medidas cabíveis.


Nesta quinta-feira, dia 13, no bairro Floresta do Sul, em Pedro Canário, o flagrante de furto aconteceu em uma propriedade rural. As operações contaram com o apoio de policiais civis do Departamento de Investigações Criminais (Deic), de Vitória, e peritos do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica.


A EDP reforça que o furto de energia é crime, previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de 1 a 4 anos de reclusão e multa. Além disso, o responsável deverá ressarcir os valores referentes à energia não faturada, conforme regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além dos custos administrativos e operacionais.


A Distribuidora alerta que fraudes e ligações irregulares representam risco grave à segurança, podendo causar curtos-circuitos, choques elétricos e incêndios. A EDP atua continuamente no combate ao furto de energia, em ações integradas com as forças de segurança e com apoio de tecnologias avançadas de detecção.



Postar um comentário

Postar um comentário